Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Agachamento para iniciantes: como realizar o exercício corretamente

Treinador revela quais partes do corpo são acionadas durante o movimento

Agachamento para iniciantes
Agachamento para iniciantes / Foto: Shutterstock

O agachamento para iniciantes, ao contrário do que alguns imaginam, não é algo proibido. Pelo contrário, esse exercício é um dos mais completos da musculação, já que trabalha não apenas as pernas, mas a consciência corporal, equilíbrio, postura e outras musculaturas coadjuvantes. Portanto, desde que seja devidamente orientado e acompanhado por um profissional, ele é fundamental até mesmo para aqueles que entraram a pouco tempo na academia.

O que muitos confundem, no entanto, é a maneira de realizar o agachamento para iniciantes. Como o próprio nome já diz, ele é voltado para os praticantes que ainda não possuem experiência. Dessa maneira, nada de se comparar com a celebridade fitness da rede social ou com aquele atleta famoso. Colocar cargas exorbitantes e realizar movimentos intensos, nesse momento, pode ser extremamente perigoso.

“Devemos pensar no agachamento através de ângulo, velocidade e amplitude. Dessa forma, temos controle e isso nos permite que tenhamos uma progressão. Ou seja, fazendo e aprendendo o agachamento de maneira correta, conseguimos colocar futuros exercícios com maior intensidade” explica o personal trainer, Giulliano Esperança.

Agachamento para iniciantes

Segundo o especialista, o agachamento para iniciantes, ou para qualquer outro indivíduo, pode ser considerado algo simples. Afinal, ele é, basicamente, o movimento que realizamos diariamente quando sentamos e levantamos de uma cadeira, por exemplo. Apesar da simplicidade do exercício, ele trabalha inúmeras partes do corpo, como: pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna.

A grande dica, portanto, é trabalhar isoladamente as musculaturas envolvidas no agachamento. Dessa maneira, dá para realizar um movimento seguro e eficiente. Segundo Giulliano, o foco inicial deve ser nas seguintes regiões:

Com todas essas musculaturas fortalecidas, a tendência é que você realize um agachamento com controle, estabilidade, eficiência e segurança. Segundo o treinador, esse método é pensado na segurança e na qualidade de vida dos alunos.

Giulliano ainda lembra que a intensidade não é o foco do trabalho, mas, sim, a qualidade. A medida em que se melhora a coordenação muscular aumentam as possibilidades de evoluir e ter melhor intensidade com o agachamento.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Aprenda a preparar um cardápio fitness delicioso e inove nas receitas saudáveis do dia a dia

Crossfit

Conheça os segredos da atividade física que ganhou grande popularidade nos últimos anos

Nutrição

Nutricionista indica como usar o alimento cítrico para potencializar os treinos e a saúde do corpo

Saúde

Muito além da estética, prática tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas

Nutrição

Falta de líquido pode gerar inúmeros desconfortos para o organismo; conheça alguns alimentos ricos em água que podem te ajudar

Nutrição

Nutricionista revela como alguns produtos do supermercado podem confundir as pessoas que querem emagrecer

Advertisement

Você também vai gostar

Crossfit

Conheça os segredos da atividade física que ganhou grande popularidade nos últimos anos

Saúde

Muito além da estética, prática tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas

Fitness

Veja como algumas atitudes do dia a dia interferem diretamente nos seus resultados fitness

Nutrição

Descubra quais são os benefícios, como utilizar a substância corretamente e se existe algum perigo para a saúde