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Água gaseificada pode prejudicar saúde e performance? Entenda

O consumo equilibrado serve tanto para um atleta amador quanto ao profissional

Água gaseificada faz mal para quem treina?
Água gaseificada faz mal para quem treina? - Shutterstock

De forma geral, a água gaseificada contém dióxido de carbono (CO2), ou seja, é um produto que passa por um processo artificial. Também existem os dois modelos de gaseificação da água: artificial e natural. São várias mudanças em relação a água natural que causa dúvida para esportistas, por exemplo: a água gaseificada faz mal para quem treina?

Água gaseificada recomendada para quem pratica esportes

“Pode tomar água gaseificada, pois o gás da água não se acumula e torna-se rapidamente eliminado. No entanto, não é recomendado substituir a água com gás pela água tradicional. Não há evidências que comprovem que água com gás engorda”, responde a nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca Thalita Sanches com exclusividade para o Sport Life.

Outro detalhe é que não existe uma recomendação do consumo diário de água gaseificada. Além do veto sobre a “troca” de água mineral por gás, existe o conselho pautado pelo consumo moderado dessa bebida.

“Não existe uma recomendação clara na literatura sobre a quantidade, mas o consumo moderado não conferirá problemas. Se você tem problemas gastrointestinais, melhor consumir com menor frequência. a água com gás tem o mesmo potencial de hidratação que a água comum, mas novamente: o excesso pode irritar a mucosa gástrica”, adverte Thalita.

Água gaseificada antes ou depois do treino?

“Eu não aconselharia como pré-treino caso a pessoa não esteja acostumada. Pois os gases podem causar algum desconforto abdominal e atrapalhar o rendimento do desportista”, finaliza Thalita Sanches.

Pesquisa

Os cientistas da Universidade de Hyogo, no Japão, citaram que há vantagens para quem toma muita água gaseificada. Um grupo de voluntárias se submeteu a uma noite de jejum e cada participante bebeu lentamente água comum ou com gás para encerrar essa abstinência.

A turma de pesquisadores concluiu que 900 ml de gás são “despejados” em apenas 250 ml de água. Dessa maneira, a bebida causa rápida dilatação do estômago, o que dá sensação de saciedade. As voluntárias não se sentiram mal, e os cientistas passaram a recomendar a água com gás para se evitar de comer de forma excessiva.

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