Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

7 alimentos que vão te deixar bem animado

Através de uma alimentação estratégica, você consegue melhorar sua disposição, acabar com o cansaço e até mesmo com o desânimo

7 alimentos que vão te deixar animado mesmo preso em casa
Foto: Shutterstock

O home office parece ter aumentando ainda mais as tarefas diárias que temos. Muitas vezes, falta energia para deixar tudo em ordem e manter a alta performance no trabalho, nos estudos, e inclusive, na rotina de treino e de autocuidado importantes para o bem-estar da mente e do corpo. Mas calma, que a alimentação certa pode te deixar mais animado!

A nutricionista Sthe Venturi, parceira da FIT FOOD, conta que existem alimentos que fornecem mais energia para o corpo, ao contrário de outros que geram fadiga e até mesmo bastante sono. “O alto consumo de açúcar e farinha branca com frequência, pode acarretar não só no aumento de peso, mas como também no rendimento”, conta.

Quer saber o que comer para ficar mais animado? Veja esses 7 alimentos!

1 – Folhas verdes: além de serem pouco calóricas, folhas verdes são ricas em ferro, cálcio, fibras, magnésio e vitaminas, como A e C. “Ajudam a prevenir a anemia, que é uma das principais causas de fadiga”, diz Sthe. As folhas podem ser consumidas saladas, refogado quentinho ou até mesmo ser adicionadas em sucos. “Um exemplo é o suco verde normalmente feito com folhas de couve e frutas da preferência”, sugere.

2 – Guaraná: é um poderoso estimulante natural, por ser fonte de cafeína. Ajuda a manter o estado de alerta, reduzir o esgotamento físico e melhorar o ânimo e a disposição. “É possível comprar a polpa ou até mesmo comprar o guaraná em pó e adicionar em sucos e vitaminas. Uma ótima pedida de ser incluído no café da manhã, pois ajuda a começar o dia com tudo”, recomenda.

3 – Açaí: o açaí puro é rico em carboidratos (que dão ânimo), antioxidantes (que retardam o envelhecimento) e gorduras insaturadas (benéficas para o coração), também se destaca por ser fonte de vitaminas C, B1 e B2. “Mas não vale o açaí que encontramos facilmente por aí – cheio de açúcar, xarope de glicose ou xarope de guaraná e por aí vai”, alerta Sthe. Ela orienta comprar a polpa de açaí, ver se não contém açúcar no rótulo e bater com iogurte ou como um suco mesmo.

4 – Oleaginosas: Nozes, amêndoas e castanhas são excelentes fontes de gorduras insaturadas, que fazem bem ao sistema cardiovascular, e minerais, como o selênio. “Auxiliam na redução do estresse, melhoram a memória e aumentam a sensação de disposição e foco”, conta a nutricionista. Por isso, a recomendação é comer como lanchinhos intermediários ou até mesmo triturá-las e consumir como uma “farinha” por cima de frutas.

5 – Peixes: São ricos em ômega 3, como a sardinha, o arenque, o salmão e o atum. “O ômega 3 recebe este sufixo por ser formado por três ácidos graxos, as siglas são: EPA, DHA, e ALA. As substâncias que exercem as funções mais conhecidas do ômega-3 são o EPA e o DHA. O EPA apresenta ação anti-inflamatória, seus principais benefícios estão relacionados à saúde cardiovascular e problemas circulatórios. E o DHA é um ótimo combustível para o cérebro, então está associado mais a capacidades cognitiva e neuronal”, explica.

6 – Chá verde: Fonte de cafeína, é considerada termogênica, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para a maior queima calórica, e te manter animado. Pode tomar quente ou gelado e misturar com outras ervas para inovar no sabor.

7 – Gengibre: tem ação anti-inflamatória e antioxidantes. “A raiz melhora a digestão e auxilia no emagrecimento, pois ajuda a manter o metabolismo acelerado e fornece mais disposição”, conta a nutricionista.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

É uma refeição conhecida pela alta ingestão de nutrientes e calorias

Nutrição

A alimentação pode ser uma saída para quem sofre com baixa disposição. Veja 6 alimentos para ganhar vitalidade

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, revela como iniciar uma nova rotina

Nutrição

Alimentos energéticos ajudam a ficar vigorado, garantindo disposição para as atividades do dia a dia e ainda ajudam a perder alguns quilos