Embora seja encontrada em maiores quantidades no corpo masculino, a testosterona é um hormônio encontrado tanto em homens como em mulheres. Sua falta no organismo pode causar estresse e os alimentos que diminuem a testosterona podem colaborar para o aparecimento de alguns problemas.
Além do estresse, a baixa quantidade do hormônio pode afetar os resultados nas atividades físicas e no desejo sexual. Segundo a nutricionista Carolina Lara, podem surgir também dores nas articulações, distúrbios no sono, cansaço, indisposição e potencialização dos riscos de diabetes, acne e até depressão.
Uma das causas para isso é a ingestão dos alimentos que diminuem a testosterona. “Ele podem influenciar os nossos níveis do hormônio, baixando os níveis dele através do aumento da atividade de uma enzima, a aromatase, que converte a testosterona em estrogênio. O efeito geral do aumento da atividade da aromatase é a diminuição dos níveis de testosterona e o aumento dos níveis de estrogênio”, explica a nutricionista. Diante disso, Carolina apontou quais são os alimentos que diminuem a testosterona, confira!
5 alimentos que diminuem a testosterona:
-
-
SOJA: a razão que leva a proteína de soja não ser muito popular no mundo da musculação deve-se à crença de que o consumo de soja pode aumentar os níveis de estrogênio e diminuir os de testosterona.
Contudo, o que os estudos mostram é que, a não ser que o consumo seja de quantidades realmente grandes (a partir das 50g, pelo menos), não há motivos para acreditar que a proteína de soja reduz os níveis de testosterona e aumenta os de estrogênio – (Foto: Pixabay)
-
-
Refrigerantes: a bebida em geral é uma das principais razões para a epidemia da obesidade que estamos vendo no mundo. Somente o fato de ganhar gordura extra já pode afetar a sua testosterona, mas mesmo que você cuide do consumo de calorias e se mantenha magro, refrigerantes ainda vão derrubar a sua testosterona por causa da quantidade massiva de açúcar – (Foto: Pixabay)
-
-
Semente de linhaça: linhaça é rotulado como um alimento saudável por ser uma das fontes mais ricas de ômega-3, mas isto não é o suficiente para compensar os efeitos negativos na testosterona. Este alimento também é rico em “lingans”, que é um composto que pode imitar o estrogênio no corpo. Inclusive, lingans foram identificados como um dos estrógenos naturais mais fortes do planeta – (Foto: Pixabay)
-
-
Cerveja: a bebida contém dois vilões entre os seus ingredientes: o primeiro é o próprio álcool; o segundo é o lúpulo, planta responsável por dar o gosto amargo da cerveja que eleva os índices de estrogênio no corpo (hormônio feminino). Se deseja não abrir mão de bebidas alcoólicas, dê preferência a opções com mais qualidade, no caso do vinho, por exemplo – (Foto: Pixabay)
-
-
Fastfood: a indústria do fastfood, na tentativa eterna de diminuir custos, vai sempre optar pelos ingredientes mais baratos. Isto inclui carnes de animais sendo tratados com os piores hormônios e alimentados da pior forma possível, uso de óleos vegetais que em sua maioria detonam a testosterona, assim como os produtos transgênicos, uso de pesticidas e conservantes – (Foto: Pixabay)
Gostou de descobrir os alimentos que diminuem a testosterona? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e compartilhar com a gente se fizer. Instagram, Facebook e Twitter.
Pare de sofrer. Aprenda a lidar com a ansiedade, baixe nosso e-book totalmente gratuito.