Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Arroz e feijão na dieta? Os benefícios para quem pratica esportes

Comum na alimentação dos brasileiros, o arroz e feijão se destacam em ganhos para a saúde, especialmente para a prática de atividades físicas

Arroz e feijão: conheça os benefícios da dupla
Arroz e feijão: conheça os benefícios da dupla / Foto: Shutterstock

Para quem pratica exercícios físicos regularmente, a preocupação com o rendimento e desempenho nos treinos é diária. Como já é de conhecimento público, o segredo para atingir melhores resultados está na frequência dos exercícios e na alimentação. Isso porque as refeições adequadas garantem o ganho de massa muscular, enquanto os treinos são responsáveis por trabalhar com os músculos e definir o corpo. Nesse contexto, o popular arroz e feijão se destaca em benefícios.

Vantagens do arroz e feijão

O arroz e feijão fazem parte do cotidiano alimentar dos brasileiros, e servem como base para as principais refeições do dia. Essa combinação colabora com o ganho de massa magra e fortalecimento dos músculos por meio das proteínas presentes nestes alimentos. Além disso, ambos são fontes de vitaminas do complexo B e possuem doses elevadas de cálcio.

Todas essas propriedades aceleram o nosso metabolismo, já que o organismo demora mais para digerir todos os nutrientes e vitaminas, causando maior saciedade e liberando a energia aos poucos.

Estes alimentos também apresentam pouca gordura e suas fibras ajudam no controle da diabetes, por se tratar de uma combinação com baixo índice glicêmico. Para os praticantes de atividade física, a dupla é uma ótima fonte de proteína magra.

De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado Franzini de Alcântara, o arroz e o feijão se completam em sabor, em fonte de energia para o corpo e oferecem nutrientes importantes ao organismo. “Consumidos na quantidade adequada e de maneira equilibrada não engordam e ainda ajudam as pessoas que querem perder peso, pois promovem a sensação de saciedade”, explica.

Não sabe como preparar um arroz soltinho e aquele feijão que desmancha na boca? O Guia da Cozinha te ajuda com isso.

Arroz integral

O arroz branco tradicional é o mais comumente consumido. Mas a versão integral dos grãos traz ainda mais benefícios para a saúde. “Trata-se de um grão descascado não-polido que preserva todos os seus nutrientes. Contém textura fibrosa, sabor amendoado e requer um cozimento mais longo. Possui proteínas, sais minerais, entre eles, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura benéfica à saúde”, resume a nutricionista Caroline de Salve.

Entre seus principais benefícios está:

  • O combate ao colesterol;
  • O auxílio no processo digestivo;
  • A prevenção de doenças;
  • O auxílio no emagrecimento;
  • A ação antioxidante.

Feijão

Seja ele carioca, preto ou ainda de outro tipo, o feijão é indispensável em uma alimentação saudável. Seus principais benefícios são:

  • Reduz o colesterol e a gordura corporal;
  • Combate o envelhecimento;
  • Regula a pressão arterial;
  • É rico em antioxidantes;
  • Combate fungos.
Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Não há o porquê de ser infeliz com refeições baseadas em pratos leves

Nutrição

Fonte de proteína e aminoácidos, o alimento é multivitamínico, tem baixo custo e ainda atua na reconstrução muscular

Nutrição

Profissionais explicam a eficácia e os impactos de aumentar a quantidade de proteínas na dieta com o objetivo de atingir a hipertrofia