Barriga inchada pode ter relação com as bactérias do intestino

Entenda melhor como o motivo menos conhecido para o inchaço abdominal pode ser resolvido

barriga inchada
Foto: Getty Images

Você tem problemas com barriga inchada? Então saiba que a sensação de desconforto e inchaço abdominal pode ter diversas causas. Algumas são mais conhecidas, como intolerâncias alimentares ou retenção de líquido no período pré-menstrual.

Já outros responsáveis pela barriga inchada não são tão conhecidos, como a ação das bactérias nativas do seu intestino. Para esclarecer, o Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição Herbalife, revelou como funciona a microbiota intestinal e sua relação com o inchaço da barriga.

Segundo o profissional, existem bactérias que moram dentro da barriga, mais especificamente no intestino. “O órgão tem um papel importante na digestão e absorção dos nutrientes que consumimos, é a casa de muitas delas”, conta. Mas, não é preciso ficar assustado, pois nem todas fazem mal à saúde. “Em nosso intestino, moram bactérias ‘do bem’ e ‘ruins’, ambas fazem parte do que chamamos de microbiota intestinal, que nada mais é do que a população de bactérias que vivem no intestino”, explica Nataniel.

O consumo de fibras e frutas aumenta a quantidade de bactérias boas do intestino – Foto: Getty Images

Para aumentar a quantidade das bactérias boas, o ideal é consumir as fibras, que são chamada de parabióticos. “Por isso, investir em uma alimentação balanceada com frutas, legumes, verduras e cereais integrais, que são ótimas fontes de fibras, é a chave para promover o equilíbrio da microbiota intestinal”, indica o nutrólogo. Caso esse número esteja abaixo das ruins, ocorre a disbiose, que é o desequilíbrio da microbiota intestinal e que pode ter como consequência a barriga inchada.

O motivo para acontecer essa disfunção é uma dieta desequilibrada.“A má alimentação pode ser uma das causas da disbiose, pois as bactérias ‘ruins’ têm preferência por gordura, açúcares e farinhas refinadas”, explica. Por isso, o profissional sugere que esses alimentos sejam ingeridos em menor quantidade. Além disso, não acumular sono e estresse também podem equilibrar as bactérias do intestino e evitar a barriga inchada.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você