Beach Tennis é o esporte que é a “bola da vez”, ou seja, esse esporte é dominado por brasileiros no ranking do ITF (International Tennis Federation) e em diversas cidades costuma-se ver diversas arenas para essa prática do tênis de praia. Ainda assim, o seu “boom” desperta dúvidas principalmente para os iniciantes, exemplo: beach tennis deixa o corpo sarado?
O impacto do Beach Tennis para o corpo
“Toda atividade física faz o corpo se movimentar e gera algum resultado. Porém, deixar sarado não é o objetivo do Beach Tennis. Pois o esporte te traz mais condicionamento e agilidade, mas para deixar sarado o beach tennis pode entrar como um complemento não principal e muito menos único”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o personal trainer Cássio Fidlay.
O fortalecimento de musculaturas profundas para gerar mais equilíbrio corporal e o aumento de reflexos de movimentos são os principais benefícios do beach tennis. Na sequência, Cássio transmitiu o ritmo de treino adequado e uma atividade de conciliação para quem quer deixar o shape impecável.
“Para buscar qualquer objetivo, o mínimo de constância é de duas vezes por semana, pois menos do que isso o corpo passa a não assimilar como uma constância de atividades e passa a entender, que será apenas uma atividade não recorrente. Sou suspeito de falar, mas a musculação é o ‘prato principal’ para qualquer atividade física”, destacou o profissional.
A visão do atleta de Beach Tennis
Douglas Collani é atleta profissional de beach tennis, ocupa a 78ª colocação do ranking do ITF e o 30° lugar do índice nacional, admitiu em contato com a reportagem do Sport Life, que muitos iniciantes tendem a jogar tênis de praia por muitas horas e dias da semana pelo fato da duração do set ser rápido, característica que faz o principiante “pagar a conta” com uma lesão no futuro.
“Um atleta é composto pela parte técnica, tática, física e mental. Hoje tenho minha equipe de treinamento técnico e tático, preparador físico e a parte de fisioterapia preventiva, que eu venho trabalhando para poder ter o melhor desempenho como atleta”, citou o jogador.
Palavra final
Questionado se os esportes de praia impactam na definição do corpo, Fidlay pontuou a “marca registrada” de quem se arrisca nas areias. “Não os esportes de praia, mas sim uma dificuldade maior em manter-se ativo em esportes na areia faz com que você gaste mais energia por ser um piso instável”, concluiu.
Dado
A CBT (Confederação Brasileira de Tênis) provou o motivo do tênis de praia ser a sensação nacional. A confederação apontou a existência de 400 mil praticantes de Beach Tennis no ano de 2021. Quantidade que “saltou” para 1,1 milhão no ano seguinte (2022), o que denota o crescimento de 175%.