Tudo o que você precisa saber sobre a beterraba

De acordo com alguns pesquisadores, seu consumo diário pode prevenir doenças como a anemia

benefícios da beterraba
Foto: Getty Images

Cor avermelhada, gosto adocicado e detentora de diversos nutrientes bons para a saúde. A descrição não deixa dúvidas de que o vegetal em questão é a beterraba, um tubérculo que pode ser consumido cru, grelhado, cozido ou assado. Além dessa versatilidade, os benefícios da beterraba são também inúmeros. A nutricionista Clara Gameiro Martins conta quais são eles a seguir!

Confira os benefícios da beterraba:

Composição: a beterraba é um tubérculo muito consumido em saladas, mas dela pode se extrair também o açúcar, bem parecido com o da cana. Sua composição em macronutrientes é de carboidrato em maior quantidade e proteína em menor quantidade. Além disso, é rica em vitamina A,B e C, niacina e sais minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês e fibras.

Dieta: 100g de beterraba crua contém, em média 48,8 calorias. Se estiver cozida, possui, aproximadamente, 32,2 calorias. Embora seja um alimento muito rico nutricionalmente, deve se ter equilíbrio no consumo. Todo o alimento deve estar inserido em um contexto de alimentação saudável e equilibrada, e ser consumido de forma complementar a outras opções importantes na dieta.

benefícios da beterraba

Foto: Getty Images

Funções: a beterraba é utilizada para combater a anemia e para fortalecimento ósseo. Ela tem funções anti-inflamatórias, diminui riscos de doenças cardiovasculares e controle da pressão arterial, é rica em antocianinas que previne infecções e antioxidantes que ajudam a combater radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.

Por ser rica em fibras, é um excelente alimento para fins laxativos. Para gestantes é uma boa opção para inserir no cardápio por conter ácido fólico que ajuda na formação do tubo neural da bebê. E tem sido bastante usada para os praticantes de atividade física, pois é rica em nitrito que se transforma em óxido nítrico que ajuda na vasodilatação melhorando o transporte de nutrientes para o músculo.

Recomendação: a melhor forma de consumir o produto sem ter muitas perdas nutricionais é na forma crua, pois qualquer processo de cocção ou de processamento altera o perfil de nutrientes e também promove perda de alguns que são termosensíveis.

Vale lembrar: portadores de diabetes devem consumir com moderação, pois é um alimento que possui um alto teor de carboidrato e dele se extrai açúcar. Pacientes renais e com formação de cálculos devem evitá-la quando estiverem em crise renal.

benefícios da beterraba

Foto: Pixabay

Gostou de saber os benefícios da baterraba? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você