Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Consumo de isotônico pode ser perigoso? Entenda os efeitos

É um suplemento na forma líquida, que entrega alta dose de energia para o atleta

Consumo de isotônico
Consumo de isotônico - Shutterstock

Isotônico é a bebida esportiva conhecida pela sua composição de carboidratos, águas, vitaminas e sais minerais. Esse produto também é rico em fósforo, sódio, cálcio e potássio. Ainda assim, há quem ainda sente dúvidas sobre o seu uso correto. Nesse sentido, surge a dúvida: o consumo de isotônico é recomendado para antes ou depois do treino?

Entenda a importância do consumo de isotônico no treino

“Na verdade, nós não temos recomendações de ingestão de isotônico. O que nós temos na literatura é recomendação para hidratação. A hidratação é extremamente importante para o desempenho esportivo principalmente aqueles exercícios aeróbios. Já é bem estabelecido na literatura que a perda de água maior ou equivalente a 2% do peso corporal compromete o rendimento de exercícios aeróbios e a capacidade cognitiva”, respondeu com exclusividade para o Sport Life a professora do curso de Nutrição da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) Dra. Fernanda Guimarães.

Sendo assim, é inviável estabelecer a quantidade ideal de consumo de isotônico para um sujeito, ou seja, precisa avaliar a idade, sexo, composição corporal e o espaço em que uma pessoa compete. Tanto é que as recomendações da ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva) não são para todos.

“Tudo isso interfere. A temperatura, a umidade, a modalidade e a intensidade. Se o jogador é homem ou mulher. A idade. Tudo isso vai interferir na hidratação. Não existe uma hidratação ‘x’, que seja igual para todos”, pontuou a doutora Fernanda.

O isotônico conciliado com a ingestão de barras e frutas

Mais um tópico que não dá para definir, isto é, varia com o ritmo de um exercício físico, que um atleta cumpriu, a necessidade de reposição do glicogênio no pós treino, se o isotônico será o bastante para repor o carboidrato, mas pode ser que o competidor vá almoçar ou jantar logo após o treinamento. Dessa forma, existe uma resposta de forma paralela.

“Depende da alimentação desse atleta. De forma bem simples, eu diria que não (conciliar o consumo de isotônico com alguma fruta e barra no pré ou pós treino). Porque acaba que esse atleta vai se alimentar próximo ao pós treino e aí vai ter estratégias mais interessantes de ingerir carboidrato”, opinou a docente.

A sugestão para o consumo de isotônico

Pratica exercício aeróbio e superior ao tempo de 90 minutos? Então, é uma boa estratégia incluir o isotônico principalmente na metade de duração do treino. “O atleta necessita não só de repor líquido, como também os eletrólitos que ele perdeu no suor e que em 90 minutos de uma atividade física aeróbia grande parte do glicogênio dele já foi transformado em energia”, encerrou a professora Dra. Fernanda Guimarães.

Uma ótima opção para ingerir isotônico sem gastar muito, é fazer a bebida na sua casa. O Guia da Cozinha junto com o Sport Life separou duas receitas econômicas de isotônico:

Dado

O relatório “Tendência em alimentos e bebidas com foco em nutrição, saúde e bem estar”, realizado pela QTrends com dados da Euromonitor em 2021, citou que a venda de alimentos e bebidas saudáveis cresceu 33,6% no ano de 2020.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação