Após mais de um ano de paralisação por causa da pandemia de covid-19, a cidade de São Paulo recebeu nesse domingo (29), a realização de um evento teste que avaliará uma possível retomada do calendário das corridas de rua. Enquanto as provas presenciais não voltam, você também pode participar de eventos virtuais, como a SportLife Run.
A Volta SP 10k, promovida pela ABRACEO (Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor), recebeu 1.200 corredores que toparam participar de um estudo para verificar a segurança de uma prova presencial. Ao menos 48 horas antes da corrida, todos os participantes tiveram que apresentar testes negativos para covid-19. De acordo com a Prefeitura Municipal de São Paulo, os corredores serão monitorados por 14 dias para que se comprove a eficácia dos protocolos de segurança.
Durante a corrida, medidas como o escalonamento da largada para evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscaras, pretendiam garantir a segurança de todos os envolvidos no evento. A distribuição de água e dos kits também respeitaram o isolamento social.
O uso de máscaras, inclusive, foi fiscalizado por funcionários da organização durante todo o trajeto da corrida, que poderia ser de 5km ou 10km. A ideia dos organizadores, caso o resultado do estudo seja positivo, é aplicar os mesmos protocolos em outras provas maiores, como a Maratona do Rio de Janeiro e a São Silvestre, marcadas para o final do ano.