Você sai do trabalho animado com seu treino, pronto para correr a céu aberto, mas começa a chover. Ser pego de surpresa por chuvas é uma situação bastante comum, principalmente no verão. Mas isso não necessariamente deve ser motivo para você deixar de treinar na rua. É possível correr na chuva sem problemas, desde que tomando os devidos cuidados.
Para você não deixar de treinar em dias assim, nem ter problemas ao praticar o exercício, separamos algumas dicas para você encarar o tempo ruim e correr na chuva, confira:
-
-
Foto: iStock.com/ Getty Images
-
-
2. Minimize o atrito nos pés: a escolha do tecido também é importante aqui. Meias de algodão vão ficar molhadas demais e unidas a um tênis não apropriado, podem criar um cenário ideal para o aparecimento de bolhas. Para minimizar o problema, você pode passar vaselina ou alguma pomada antiassadura nos dedos, nas unhas e em pontos do pé que costumam sofrer mais atrito. (Foto: iStock.com/ Getty Images)
-
-
3. Planeje sua rota antes de sair: antes de sair de casa, tenha em mente qual caminho pretende percorrer. Analise o caminho e deixe de fora do percurso ruas com trânsito intenso, ou que tendem a alagar. Locais com muitas árvores também podem te atrapalhar. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Foto: Shutterstock
-
-
5. Aqueça bem: você está correndo sob o sol e no meio da corrida, uma chuvinha de verão aparece para te refrescar. Isso pode ser uma sensação gostosa, mas começar o treino debaixo d’água não é uma tarefa tão simples. Quando precisar fazer isso, aqueça bem antes de ir para a rua. Um bom aquecimento vai te dar coragem, preparar seu corpo e evitar lesões. (Foto: iStock.com/ Getty Images)
-
-
6. Atenção onde pisa! Tome cuidado com as poças de água! Elas escondem buracos, pedras, galhos, bueiros sem tampa, entre várias outras coisas. Você pode torcer o pé ou até um sofrer um acidente mais sério com qualquer uma delas. Saiba sempre onde você está pisando, para sua própria segurança. (Foto: Pixabay.com/ Reprodução)
-
-
Foto: iStock.com/ Getty Images
-
-
8. Não se arrisque: se a chuva está muito forte ou com muitos relâmpagos, pare de correr imediatamente e procure um abrigo. Lembre-se de nunca ficar embaixo de árvores. Elas podem ser um risco para sua segurança, pois atraem raios e algum galho quebrado com o vento pode te machucar. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
9. Tire a roupa molhada assim que terminar o treino: se você tem o hábito de treinar depois do trabalho, leve sempre na mochila uma toalha e roupas extras. Ficar com roupas e calçados ensopados por muito tempo é um atrativo para problemas de pele, micoses e chulé. Além disso, como sua mãe provavelmente diria, usar roupas molhadas pode te deixar mais suscetível a pegar gripes e resfriados. (Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com)
-
-
Foto: iStock.com/ Getty Images
Achou nossas dicas para correr na chuva úteis? Se sim, compartilhe seus amigos corredores nas redes sociais!
LEIA TAMBÉM
Texto: Redação SportLife – Edição: Giovane Rocha