Creatina: descubra seus benefícios e como fazer seu consumo

A creatina é um suplemento excelente para quem quer mais força e crescimento muscular. Tire suas dúvidas sobre a substância e aproveite seus benefícios

creatina
(Foto: Getty Images)

Para quem não sabe, a creatina é formada pela fusão de três aminoácidos: arginina, metionina e glicínia. Ela incentiva o reaproveitamento da adenosina trifosfato, mais conhecida como ATP, a moeda energética do corpo capaz de manter os músculos ativos por mais tempo. Musculatura turbinada de creatina responde melhor ao estímulo de atividades de força e de curta duração.

A creatina dá suporte para que seus músculos sejam capazes de suportar, sem cansaço, todas aquelas repetições de movimentos com sobrecarga que a musculação exige, fazendo com que a musculatura trabalhe intensamente. Isso, faz com que ela contribua diretamente para a construção da massa muscular. “Segundo um levantamento, a creatina é  um dos suplementos mais utilizados por atletas olímpicos por todo o mundo”, diz Érico Caperuto, professor de Educação Física, mestre em Fisiologia e diretor do Instituto de Ciência e Nutrição e Performance de São Paulo.

A favor da creatina, há também evidências de que, ao ajudar a promover o aumento da massa muscular, ela minimiza os riscos de lesão, viabilizando a proteção das articulações, por exemplo. Isso foi notado principalmente em maratonistas que percorrem distâncias de 40km e, portanto, sofrem grande desgaste físico devido a uma rotina de provas e treinamentos.

O processo de ganho de músculos, no entanto, é diferente do provocado pelos esteroides anabolizantes. A creatina dá condições para que o músculo suporte melhor os exercícios, enquanto as chamadas “bombas” carregam mais proteína para dentro das fibras musculares, estimulando o seu crescimento além da conta. Por isso, a tal molécula não é considerada doping, sendo liberada pelas entidades que regem o esporte de rendimento.

Confira algumas dicas e curiosidades sobre a creatina:

Gostou? O que acha de Curtir e compartilhe com seus amigos fitness esse post?

Texto: Carlos Amoedo | Edição: Brenda Prestes e Leonardo Guerino/ Colaborador

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você