Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Dia dos Avós: ortopedista indica as melhores atividades para os idosos

Entenda a importância da prática de exercícios físicos regulares para quem já passou dos 60 anos de idade

Dia dos avós
Dia dos avós / Foto: Shutterstock

Hoje, 26 de julho, é o Dia dos Avós. Uma data comemorativa, para homenagear aqueles que nos mimam, educam e, principalmente, nos amam de uma maneira para lá de especial. Um momento importante, também, para olhar com mais carinho para a saúde, longevidade e bem-estar deles.

E é aqui que a atividade física regular desempenha um papel fundamental, não apenas no Dia dos Avós, mas durante todo o ano. A prática de exercícios, com orientação e responsabilidade, é uma ótima ferramenta para promover saúde aos idosos.

“O esporte e atividades físicas são importantes para qualquer idade e, da mesma forma, podem ser iniciados em qualquer tempo. Não só as pessoas que nunca fizeram exercícios, mas também os idosos que foram submetidos a cirurgias de artroplastia de quadril ou joelho, correção de fraturas e cirurgias de coluna se beneficiam da prática esportiva. Com prudência e auxílio de profissionais”, explica o Dr. Demian Miziara Amaral, ortopedista com foco em fragilidade no idoso.

As melhores atividades físicas para idosos

Dessa maneira, com a ajuda do especialista, separamos as atividades físicas mais recomendadas para quem já passou dos 60 anos e quer manter a saúde e o bem-estar não apenas no Dia dos Avós, mas durante todo calendário. Confira:

1. Exercícios de resistência, como levantar peso em séries repetitivas, musculação e hidroginástica;

2. Exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta ou esteira, controlando frequência cardíaca conforme idade e sexo;

3. Treinamento de balanço e elasticidade, como Yoga, Tai Chi Chuan, RPG e Pilates.

O Dr. Demian explica que todos os tipos de exercícios ajudam o idoso, portanto, vai da preferência e gosto da pessoa. “Além, é claro de suporte médico, caso haja proibição para algum tipo específico de exercício. Como, por exemplo, a atividade aeróbica para paciente com problemas cardíacos ou atividades que causem impacto extenuante em quem tem problemas de artroses nos joelhos, quadris ou coluna”, finaliza o ortopedista.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Esse conjunto de falhas atrapalha o treino de excelência

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Educadora física revela baixa participação de idosos na academia. A prática de exercícios na terceira idade aumenta a saúde e longevidade

Saúde

Os idosos podem se sentir solitários por causa do isolamento social. Entenda o que é preciso fazer para amenizar essa situação

Jennifer de Paula

Será que o clareamento dentário é para todos? Descubra em quais situações o procedimento estético é recomendado para saúde bucal dos idosos

Saúde

Todos estão sofrendo com o distanciamento social, mas os idosos necessitam de cuidados e atenção especial nesse período