Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dia dos Avós: ortopedista indica as melhores atividades para os idosos

Entenda a importância da prática de exercícios físicos regulares para quem já passou dos 60 anos de idade

Dia dos avós
Dia dos avós / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Hoje, 26 de julho, é o Dia dos Avós. Uma data comemorativa, para homenagear aqueles que nos mimam, educam e, principalmente, nos amam de uma maneira para lá de especial. Um momento importante, também, para olhar com mais carinho para a saúde, longevidade e bem-estar deles.

E é aqui que a atividade física regular desempenha um papel fundamental, não apenas no Dia dos Avós, mas durante todo o ano. A prática de exercícios, com orientação e responsabilidade, é uma ótima ferramenta para promover saúde aos idosos.

“O esporte e atividades físicas são importantes para qualquer idade e, da mesma forma, podem ser iniciados em qualquer tempo. Não só as pessoas que nunca fizeram exercícios, mas também os idosos que foram submetidos a cirurgias de artroplastia de quadril ou joelho, correção de fraturas e cirurgias de coluna se beneficiam da prática esportiva. Com prudência e auxílio de profissionais”, explica o Dr. Demian Miziara Amaral, ortopedista com foco em fragilidade no idoso.

Advertisement. Scroll to continue reading.

As melhores atividades físicas para idosos

Dessa maneira, com a ajuda do especialista, separamos as atividades físicas mais recomendadas para quem já passou dos 60 anos e quer manter a saúde e o bem-estar não apenas no Dia dos Avós, mas durante todo calendário. Confira:

1. Exercícios de resistência, como levantar peso em séries repetitivas, musculação e hidroginástica;

2. Exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta ou esteira, controlando frequência cardíaca conforme idade e sexo;

Advertisement. Scroll to continue reading.

3. Treinamento de balanço e elasticidade, como Yoga, Tai Chi Chuan, RPG e Pilates.

O Dr. Demian explica que todos os tipos de exercícios ajudam o idoso, portanto, vai da preferência e gosto da pessoa. “Além, é claro de suporte médico, caso haja proibição para algum tipo específico de exercício. Como, por exemplo, a atividade aeróbica para paciente com problemas cardíacos ou atividades que causem impacto extenuante em quem tem problemas de artroses nos joelhos, quadris ou coluna”, finaliza o ortopedista.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido