7 de junho é o Dia Mundial da Corrida, data inventada originalmente nos Estados Unidos com o intuito de incentivar pessoas de qualquer gênero e faixa etária a se movimentarem. Este dia sempre ocorre de forma anual a cada primeira quarta-feira do mês de junho. Nesse sentido, veja na sequência as quatro dicas para começar a correr no Dia Mundial da Corrida.
O quarteto de incentivos para não deixar de correr no Dia Mundial da Corrida
Início cauteloso e já de olho na saúde
“Começar de forma gradativa com caminhadas e incrementando a corrida de rua aos poucos. Vai precisar de duas a três vezes por semana. Com isso, a corrida vai trazer vários benefícios para a saúde e costumamos dizer que é um ‘remédio natural’”, afirmou com exclusividade para o Sport Life o personal trainer Cassio Lucca.
Baixo custo benefício
“É fácil de fazer em parques, academias ou em volta do quarteirão da sua própria casa. Precisa de um tênis específico para a corrida de rua. Você pode ter um personal trainer ou uma consultoria online, que vão te proporcionar esses treinos”, concluiu Cassio.
Complemento para emagrecer
Sente-se identificado com outra modalidade? Sem nenhum problema! Basta conciliar a corrida com o seu exercício físico favorito para que a sua saúde saia beneficiada com o seu lado “multiatleta”. Afinal, há várias opções.
“Se você gosta de uma outra atividade com predominância aeróbia como a bike, a dança, o remo, a natação combinado a um treino de força, será a melhor solução. Se você gosta, é muito legal, mas se não gosta, não precisa se forçar só por causa desse objetivo, existem outros que podem ser utilizados também”, detalhou o personal trainer Bruno Rosa.
Cuidado com a pele
Esse é o tipo de orientação, que serve para quem gosta de se movimentar principalmente no início do dia, mas nada com que afasta algum competidor das pistas. Um cuidado a mais com a saúde é sempre bem-vindo.
“O que acontece é que você tem mais exposição ao sol, como em qualquer esporte outdoor. Então é necessário ter um cuidado maior com a pele, utilizando filtro solar”, encerrou Bruno.
Dado
A corrida não vive o seu “boom” pelo país, ou seja, é mais um entre os esportes consolidados. O último levantamento de Práticas de Esporte e Atividades Físicas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) citou a existência de 9,5 milhões de adeptos das pistas.