Sentir dores frequentes nas costas é uma queixa comum entre centenas de pessoas. O problema crônico, na maioria dos casos, é resultado de um conjunto de maus hábitos que se não corrigidos, podem acentuar o incômodo e até acarretar lesões mais graves.
+ Treino para acabar com dores lombares
Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Gabrielle Barbosa, são vários os fatores que podem ocasionar as dores lombares. A obesidade, por contribuir na sobrecarga entre os discos invertebrais da coluna, pode causar lesões como hérnia de disco e artrose articular. A má postura ao ficar na mesma posição por muito tempo também está entre os grandes vilões na guerra contra contra as dores nas costas. Uma posição inadequada pode sobrecarregar a coluna como um todo e, com o tempo, atingir áreas contínuas.
+ Exercícios para corrigir a postura
Até mesmo a postura durante o sono pode influenciar. “O ideal é dormir de lado, com um travesseiro de altura necessária para preencher o espaço entre o pescoço e o ombro, e com os joelhos flexionados. Deve-se evitar a posição de barriga para baixo, porque prejudica a respiração e pressiona a coluna. Na hora de levantar, é bom sempre virar de lado e apoiar-se nos braços, levando as pernas para fora da cama”, aconselha a fisioterapeuta.
As mulheres também devem estar atentas ao uso do salto alto, que modifica o centro de gravidade e contribui para o encurtamento do músculo da panturrilha, fazendo com que o corpo tenha que se adaptar à novas posturas, gerando assim uma compensação muscular.
De acordo com Gabrielle, uma das formas mais eficientes de prevenir e eliminar o problema é a prática de exercícios físicos. “Os exercícios fortalecem os músculos da coluna vertebral e protegem as articulações. Também aumentam a sua flexibilidade e irrigação sanguínea das fibras musculares, fazendo com que haja um aumento da capacidade de reparar lesões”, explica.
+ 5 dicas para malhar com mais segurança
Antes de começar qualquer exercício ou tratamento, é importante identificar a causa das dores e somente com prescrição médica iniciar as atividades adequadas. “O estilo de vida pode contribuir muito para desencadear a dor na coluna. O paciente deve rever seus hábitos e eliminar hábitos que o prejudicam”, finaliza.