Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dicas para evitar dores na coluna

Saiba como prevenir lesões e incômodos na região lombar

Foto: Shutterstock

Sentir dores frequentes nas costas é uma queixa comum entre centenas de pessoas. O problema crônico, na maioria dos casos, é resultado de um conjunto de maus hábitos que se não corrigidos, podem acentuar o incômodo e até acarretar lesões mais graves.

+ Treino para acabar com dores lombares 

como evitar dor nas costas

Foto: Shutterstock

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & EstéticaGabrielle Barbosa, são vários os fatores que podem ocasionar as dores lombares. A obesidade, por contribuir na sobrecarga entre os discos invertebrais da coluna, pode causar lesões como hérnia de disco e artrose articular. A má postura ao ficar na mesma posição por muito tempo também está entre os grandes vilões na guerra contra contra as dores nas costas. Uma posição inadequada pode sobrecarregar a coluna como um todo e, com o tempo, atingir áreas contínuas.

+ Exercícios para corrigir a postura 

Até mesmo a postura durante o sono pode influenciar. “O ideal é dormir de lado, com um travesseiro de altura necessária para preencher o espaço entre o pescoço e o ombro, e com os joelhos flexionados. Deve-se evitar a posição de barriga para baixo, porque prejudica a respiração e pressiona a coluna. Na hora de levantar, é bom sempre virar de lado e apoiar-se nos braços, levando as pernas para fora da cama”, aconselha a fisioterapeuta.

As mulheres também devem estar atentas ao uso do salto alto, que modifica o centro de gravidade e contribui para o encurtamento do músculo da panturrilha, fazendo com que o corpo tenha que se adaptar à novas posturas, gerando assim uma compensação muscular.

dor nas costas

Foto: Shutterstock

De acordo com Gabrielle, uma das formas mais eficientes de prevenir e eliminar o problema é a prática de exercícios físicos. “Os exercícios fortalecem os músculos da coluna vertebral e protegem as articulações. Também aumentam a sua flexibilidade e irrigação sanguínea das fibras musculares, fazendo com que haja um aumento da capacidade de reparar lesões”, explica.

+ 5 dicas para malhar com mais segurança 

Antes de começar qualquer exercício ou tratamento, é importante identificar a causa das dores e somente com prescrição médica iniciar as atividades adequadas. “O estilo de vida pode contribuir muito para desencadear a dor na coluna. O paciente deve rever seus hábitos e eliminar hábitos que o prejudicam”, finaliza.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Lembre-se que essa proposta deve ser desenvolvida com a ajuda de um profissional

Fitness

Educação cruzada é quando o estímulo dado em um lado auxilia o outro também

Saúde

Esse tipo de condição pode ser prevenido com simples atitudes

Fitness

Estabeleça algo exclusivo para reanimar o seu cliente

Nutrição

O consumo regular dessas bebidas é o indicado nesta época

Saúde

Outra tese para reforçar a necessidade do tempo de descanso

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Esse tipo de condição pode ser prevenido com simples atitudes

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

Esses questionamentos são recorrentes nas consultas

Saúde

Esse condição desencadeia doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer