Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Dicas para evitar dores na coluna

Saiba como prevenir lesões e incômodos na região lombar

Foto: Shutterstock

Sentir dores frequentes nas costas é uma queixa comum entre centenas de pessoas. O problema crônico, na maioria dos casos, é resultado de um conjunto de maus hábitos que se não corrigidos, podem acentuar o incômodo e até acarretar lesões mais graves.

+ Treino para acabar com dores lombares 

como evitar dor nas costas

Foto: Shutterstock

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & EstéticaGabrielle Barbosa, são vários os fatores que podem ocasionar as dores lombares. A obesidade, por contribuir na sobrecarga entre os discos invertebrais da coluna, pode causar lesões como hérnia de disco e artrose articular. A má postura ao ficar na mesma posição por muito tempo também está entre os grandes vilões na guerra contra contra as dores nas costas. Uma posição inadequada pode sobrecarregar a coluna como um todo e, com o tempo, atingir áreas contínuas.

+ Exercícios para corrigir a postura 

Até mesmo a postura durante o sono pode influenciar. “O ideal é dormir de lado, com um travesseiro de altura necessária para preencher o espaço entre o pescoço e o ombro, e com os joelhos flexionados. Deve-se evitar a posição de barriga para baixo, porque prejudica a respiração e pressiona a coluna. Na hora de levantar, é bom sempre virar de lado e apoiar-se nos braços, levando as pernas para fora da cama”, aconselha a fisioterapeuta.

As mulheres também devem estar atentas ao uso do salto alto, que modifica o centro de gravidade e contribui para o encurtamento do músculo da panturrilha, fazendo com que o corpo tenha que se adaptar à novas posturas, gerando assim uma compensação muscular.

dor nas costas

Foto: Shutterstock

De acordo com Gabrielle, uma das formas mais eficientes de prevenir e eliminar o problema é a prática de exercícios físicos. “Os exercícios fortalecem os músculos da coluna vertebral e protegem as articulações. Também aumentam a sua flexibilidade e irrigação sanguínea das fibras musculares, fazendo com que haja um aumento da capacidade de reparar lesões”, explica.

+ 5 dicas para malhar com mais segurança 

Antes de começar qualquer exercício ou tratamento, é importante identificar a causa das dores e somente com prescrição médica iniciar as atividades adequadas. “O estilo de vida pode contribuir muito para desencadear a dor na coluna. O paciente deve rever seus hábitos e eliminar hábitos que o prejudicam”, finaliza.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Essa condição denota o "terror" do público da terceira idade

Nutrição

O cuidado principal se refere às informações nutricionais do produto

Nutrição

A disciplina importa tanto dentro quanto fora do âmbito esportivo

Emagrecimento

São orientações que também servem para o decorrer do ano de 2024

Nutrição

A sua riqueza em proteína faz com que seja consumido por atletas amadores e profissionais

Nutrição

O consumo consciente desse suplemento traz vários ganhos para saúde

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Essa condição denota o "terror" do público da terceira idade

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos

Saúde

Lembre-se que a paciência impacta na conquista de resultados

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada