A anemia ferropriva é o tipo mais comum de anemia. Ela acontece por causa da ausência de ferro no organismo. Essa deficiência é causada, principalmente, por causa de uma dieta pobre no mineral. Ela vem aumentando mundo nos últimos anos, devido ao alto consumo de produtos industrializados.
O recomendável é que homens tomem 10 mg por dia, enquanto as mulheres precisam de ainda mais: entre 15 e 18 mg. Pois, outros fatores como a perda excessiva de sangue, comum quando fluxo menstrual é muito grande, ou a gravidez também são fatores.
Os sintomas mais comuns da anemia ferropriva incluem cansaço, palidez e queda cabelo. Caso apresente algum deles, não demore para consultar um médico e realizar um exame de sangue.
Mas, para evitar, é bem simples. E, por isso, separamos sete dicas para evitar a anemia ferropriva.
- Coma carne duas ou três vezes por semana, alternando vermelha e branca. As porções devem ter entre 100g e 130g. Ela favorece a absorção do ferro dos vegetais.
- Inclua legumes três vezes por semana, especialmente tomate, pimentão e couve. Pois, eles são ricos em vitamina C, e ela aumenta consideravelmente a absorção do ferro, evitando a anemia ferropriva.
- No lanche, aposte nas frutas secas. Entre 20g e 25g ajudam a aumentar o aporte de ferro. Elas contém ácidos orgânicos, como o málico e o cítrico, e melhoram a absorção do mineral.
- Coma verduras diariamente e, se forem cruas, melhor ainda para o combate da da anemia ferropriva.
- Invista no peixe. A ingestão de peixe, ao menos por duas vezes por semana, fortalece e ajuda contra a anemia ferropriva.
- Bebidas alcoólicas: um copo de vinho (apenas um) ajuda a absorver esse mineral, além de o vinho tinto conter ferro.
- Evite derivados do leite, chá e café logo após comer alimentos ricos no mineral. Eles atrapalham na absorção do mineral e favorecem a anemia ferropriva.