Você treinou direitinho durante o ano todo. Faltou em poucos treinos, seguiu uma alimentação balanceada e cumpriu as metas e objetivos traçados. Porém, durante as férias, você não fez nenhum tipo de atividade física e descuidou bastante da alimentação, seja pelo excesso de alimentos pouco saudáveis, seja pela ingestão de álcool. Agora, o corpo cobra pela retomada de uma rotina equilibrada. Algumas dicas essenciais para a readaptação.
Treinar depois das férias
-
-
Foto: Pixabay
-
-
2. FAÇA ALONGAMENTOS ANTES DE COMEÇAR O TREINO: o correto é realizar sessões isoladas, pois vai permitir que você tenha uma biomecânica mais adequada durante a corrida, evitando lesões (Foto: Pixabay).
-
-
3. RECOMECE DE FORMA GRADATIVA: esqueça performance nesse estágio. O tempo de exercício aeróbico é mais importante do que velocidade ou distância percorrida. Nos primeiros dias de retorno, evite também treinamento intervalado (o conhecido HIIT) (Foto: Pixabay).
-
-
4. OUÇA O SEU CORPO, POIS CADA PESSOA VAI RESPONDER DE FORMA DIFERENTE A ESSE PERÍODO DE READAPTAÇÃO: não existem regras estipuladas – se você precisar de 1 ou 2 dias a mais para se recuperar para fazer a mesma atividade, faça isso. Se estiver muito cansado, aguarde a sua recuperação para um novo treino. Uma boa forma de otimizar esse processo de recuperação é dormir por mais horas. (Foto: IStock)
-
-
5. HIDRATE-SE ADEQUADAMENTE: lembre-se que a quantidade de sais contidas no suor e o nível de transpiração se alteram bastante de acordo com o seu condicionamento. (Foto: Shutterstock)
-
-
6. RETORNE À ATIVA EM UM AMBIENTE ADEQUADO: nada de treinos em horários de muito calor: opte por sessões noturnas. Se a umidade estiver baixa, vá treinar em uma academia. Se for correr pelas ruas, evite treinar próximo de carros e ônibus, pois a inalação de monóxido de carbono irá prejudicar a oxigenação dos tecidos, tornando o seu retorno mais pesaroso. (Foto: Shutterstock)
-
-
7. NÃO FIQUE FRUSTRADO COM OS SEUS RESULTADOS! isso ocorre com todo mundo, mesmo com atletas profissionais. Utilize recursos simples para ficar mais motivado: ouvir sua playlist favorita enquanto treina, correr em um local diferente… E esqueça por hora dispositivos que irão avaliar seu desempenho. Correr com outras pessoas que estão na mesma situação que você, voltando de férias, pode ser uma boa alternativa. (Foto: Shutterstock)
Texto por Fellipe Savioli, ortopedista do esporte e triatleta amador | Edição: Leonardo Guerino