Quem corre sabe que o segredo para conquistar uma boa performance é treinar constantemente e sempre estabelecer novas metas e desafios. Mas praticar outros esportes, além de proporcionar uma mudança de ares, também pode ser útil para aprimorar o desempenho e até mesmo garantir que atleta corra menos riscos de sofrer lesões e desgastes.
De acordo com o educador físico Joaquim Ferrari, intercalar outras atividades aos treinos de corrida aumenta o repertório motor de movimentos realizados pelo atleta, o que consequentemente gera redução nas lesões por esforço repetitivo. A frequência de treinos varia de acordo com os objetivos, preferências e capacidade física de cada atleta. Por isso, antes de embarcar em duas modalidades, é essencial procurar a assistência de um médico e de um educador físico para estabelecer a quantidade e intensidade adequadas das práticas. “Minha recomendação é que esportes como ciclismo e natação sejam praticados em torno de três vezes na semana”, explica Joaquim.
Se você adora correr e os benefícios que a atividade proporciona, integrar mais um esporte no cotidiano pode ser ainda mais divertido, desafiador e saudável. Conheça algumas opções de esportes pró-corrida:
Ciclismo
Os dois esportes exigem boa capacidade cardiorrespiratória e resistência nos membros inferiores. Além disso, substituir alguns treinos de corrida pela pedalada pode poupar os joelhos do impacto excessivo. Como a força exigida para deslocação é diferente entre as modalidades (a bike exige mais esforço), fazer um treino intenso nos dias de pedal pode aprimorar a capacidade cardiorrespiratória do atleta o deixando mais resistente para a corrida.
+ Como evoluir no treino de bike
Futebol
O futebol, por ser dinâmico e aeróbico, também pode trazer benefícios ao corredor. A mudança de movimentos durante a atividade (tiros de corrida e pausas bruscas) é como um treino intervalado que aprimora a velocidade do atleta. Praticar embaixadinhas em uma cama elástica também é um eficiente exercício para fortalecer as pernas, principalmente os joelhos. Além disso, o futebol é um esporte em equipe, ideal para quem deseja mudar os ares da individualidade da corrida.
Natação
Nadar é uma excelente forma de exercitar a capacidade cardiorrespiratória. Os músculos e articulações também são trabalhados, trazendo alívio e diminuindo o risco de lesões durante a corrida. O impacto também passa a ser menor, gerando mais conforto ao atleta. Nadar é uma eficiente forma de recuperação após provas de corrida de longas distâncias.
Surfe
O esporte é ideal para desenvolver equilíbrio e resistência. Os exercícios que fazem parte do surfe fortalecem a cadeia de movimentos responsáveis pela propulsão durante a corrida e força o atleta a estabilizar a região do tronco.
+ 15 dicas para começar a surfar
Muay Thai
A luta envolve chutes e movimentos de defesa, ideais para fortalecer os flexores do quadril e controlar o corpo em movimento. Além de agilidade, flexibilidade e condicionamento físico (qualidades essenciais para o corredor), o esporte também é excelente para queimar calorias e definir o corpo.
Slack Line
Com movimentos radicais e saltos em cima de uma faixa de 5 cm de largura, o esporte é a opção perfeita para quem procura trabalhar equilíbrio e concentração. Barato e podendo ser praticado em praticamente qualquer lugar, o slack line exercita as penas, abdômen e ombros. O corredor que deseja sentir-se mais centrado e com uma maior capacidade de equilíbrio e controle do corpo pode apostar na atividade.
+ Como começar a praticar Slack Line