Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

FST-7: técnica avançada para aumentar a hipertrofia muscular

Método melhora o alongamento muscular e permite uma contração mais eficiente

FST-7
FST-7 / Foto: Shutterstock

FST-7 é uma técnica avançada de musculação. Afinal, ela tem o objetivo de aumentar a intensidade do treino e acelerar o ganho de massa muscular (hipertrofia). Assim como o drop-set, a pré-exaustão ou o GVT, o método usa algumas práticas simples que aumentam a dificuldade com segurança e, consequentemente, deixam o estímulo mais eficiente.

“A técnica do FST-7 aumenta consideravelmente a densidade do treino e, por melhorar a flexibilidade, nós conseguimos uma melhor hipertrofia muscular. Costumo utilizar com posterior de coxa e panturrilha com os meus alunos, que são músculos que normalmente temos encurtados em maior nível de incidência. Mas, a técnica pode ser utilizada em qualquer grupamento muscular”, conta o educador físico, Leandro Twin.

De acordo com o especialista, o FST-7 foi criado por Hany Rambod, renomado treinador de fisiculturistas, que já preparou grandes estrelas e campeões do Mr. Olympia, como Jay Cutler e Phil Heath. E consiste, basicamente, em aumentar o alongamento para promover uma contração muscular mais eficiente.

Como fazer FST-7

“Serão feitas sete séries com 30 segundos de descanso em cada uma delas. Porém, agora vem a diferença, os 30 segundos de descanso são, na verdade, uma pausa ativa em que serão feitos alongamentos referentes ao músculo que você está trabalhando. Então, caso você escolha um peck deck, você vai fazer, entre as sete séries, 30 segundos de alongamento. Isso melhora a flexibilidade e a vascularização do músculo”, explica Twin.

Antes, era comum que o FST-7 fosse aplicado só em exercícios isoladores. Ou seja, aqueles que utilizam apenas um músculo e articulação. No entanto, com o passar do tempo, alguns profissionais começaram a adotar o método em movimentos multiarticulares também. No entanto, é necessário ter acompanhamento.

“São sete séries de 12 movimentos até a falha. Sendo até a falha, dificilmente conseguiremos a falha na 12º sempre. Mas, ficando entre 10 e 14 movimentos até a falha é um alvo muito bom. Hany Rambod sempre citava que deveria ser feito no último exercício. Porém, observo muitas melhorias se feito em primeiro, já que o aumento da flexibilidade causado pelos alongamentos pode influenciar durante todo o treino”, finaliza Twin.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Nutrição

São dicas para impedir que o doce “estrague” o seu plano alimentar

Nutrição

Cortar carboidratos da alimentação é uma estratégia perigosa, mas que pode sim dar resultados

Fitness

Endocrinologista e nutricionista revelam os segredos para o público feminino conquistar a hipertrofia

Nutrição

Profissionais explicam a eficácia e os impactos de aumentar a quantidade de proteínas na dieta com o objetivo de atingir a hipertrofia

(+) Esportes

Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Nutrição

Profissionais explicam a eficácia e os impactos de aumentar a quantidade de proteínas na dieta com o objetivo de atingir a hipertrofia

Fitness

Descubra como recrutar mais fibras e aumentar a massa muscular com atitudes simples

Fitness

Conheça o conteúdo dos principais profissionais do meio fitness no Brasil