Conseguir a hipertrofia máxima de cada músculo do corpo não é uma tarefa fácil. Tampouco algo mensurável. Afinal, o limite de desenvolvimento muscular é totalmente variável de acordo com as individualidades de cada pessoa.
No entanto, é fato que chegar o mais próximo possível da hipertrofia máxima do seu corpo é um objetivo ousado. E para conseguir conquistá-lo, é necessário muito mais do que apenas treinar normalmente. O corpo será exigido, mas a sua mente também precisará caminhar lado a lado com o desenvolvimento do físico.
“O que antes era visto como necessário apenas para atingir metas estéticas, hoje é essencial para manter a saúde física e até a mental. Ao invés de se distrair com pensamentos e músicas enquanto move seu corpo sem pensar, o ideal é se concentrar em cada execução para aproveitar os benefícios do mindfulness e do treino”, explica o educador físico Ronaldo Godoi.
Como alcançar a hipertrofia máxima usando a mente no treino
Dessa maneira, com a ajuda do especialista, separamos quatro técnicas simples para que você consiga conectar a mente com o corpo, para buscar a hipertrofia máxima em cada treino. Confira:
1) Crie pequenas metas (alcançáveis). Quando você chega na academia, não se deve simplesmente realizar o treino o quanto antes para ir embora. Mas, sim, se propor a aumentar a carga, a quantidade de repetições e melhorar a execução. “Flexão de braços, por exemplo, a maioria das pessoas começa apoiando o joelho no chão, mas depois de um tempo consegue tirar. Isso deve ser comemorado como uma mini meta alcançada”, conta Godoi.
2) Desconecte-se. Desligar o celular ou qualquer outro dispositivo móvel que você tenha por perto é essencial para que não ocorram distrações durante os exercícios. “Desta forma, você foca somente no seu treino e pode aproveitar o máximo possível daquele momento”, diz.
3) Preste atenção no músculo que está sendo trabalhado. Quando você executa um exercício pensando na região do corpo que está sendo trabalhado, você, consequentemente, utiliza mais força. Isso significa que facilita a aparição de resultados.
4) Inspire e respire. “A respiração é peça fundamental para uma boa execução dos movimentos. Deve-se puxar o ar na posição inicial e soltá-lo no momento que se faz força”, finaliza Godoi.
Fonte: Ronaldo Godoi, educador físico e CEO da Red Fitness.