Se você se esforça para perder peso e não consegue, o problema pode estar onde menos se imagina: na sua mente. De acordo com a treinadora de meditação Lynne Goldberg, comer muito pode não ter nada a ver com a fome. “Sentimos vontade de comer, inconscientemente, ao sentir aquele cheiro de pão com canela enquanto estamos andando no shopping, mas é apenas vontade, não fome. Também quando estamos tristes ou estressados podemos comer sem precisar”, explica Lynne. Ou seja, a comida é uma válvula de escape para o tédio e outros fatores emocionais.
Mas é possível lidar com esses momentos de vontade que nos levam a cometer deslizes. A meditação e a atenção plena são técnicas que ajudam no equilíbrio das emoções. E acima de tudo, a focar no momento presente, sem distrações. “Essa atenção ajuda você a estar presente com seus pensamentos, sentimentos e emoções enquanto come” conta Lynne. Os benefícios da meditação também se estendem em outros campos da vida: ao estar mais consciente dos motivos de suas aflições, é mais fácil lidar com as adversidades no trabalho e nos relacionamentos.
Saiba mais: Os benefícios do yoga
Uma dica é começar o seu dia com uma curta meditação, assim que acordar. Fique alguns minutos em silêncio e concentre-se nas reações do seu corpo, deixando que os pensamentos aconteçam sem alimentá-los. Ou seja, eles apenas passam por sua mente, mas você não foca em nenhum deles. Essa pequena mudança no seu dia vai trazer mais tranquilidade em longo prazo. “Com isso, aprendemos a prestar atenção nos sinais do nosso corpo. Ao invés de irmos automaticamente para uma segunda porção, aprendemos a perceber a sensação de plenitude”, explica Lynne.
Quer mais motivos para começar a praticar agora? Pois meditar alivia o stress, o que reduz o cortisol, o hormônio do estresse que faz com que nosso corpo armazene gordura, especificamente na região abdominal. Ao erradicar o stress da sua vida por meio da atenção plena, você pode deixar de produzir os hormônios que estão causando bloqueios da sua perda de peso. Então, ao deixar de lado o estresse excessivo, você também libera os quilos extras.