Um bom pudim proteico pode salvar a sua dieta. Afinal, esse doce é um dos mais tradicionais de toda a culinária brasileira. Algo, portanto, extremamente delicioso e irresistível. Mas, a versão fitness, com alta concentração de proteínas entra como a chave para saborear essa iguaria sem engordar. E quem nos contou esse segredo foi a nutricionista do São Cristóvão Saúde, Ana Paula Gonçalves. Confira:
Receita de pudim proteico
Ingredientes
- 100g de biomassa de banana verde integral;
- Dois ovos de galinha crus;
- Um iogurte natural desnatado;
- Duas colheres de sopa de leite em pó desnatado;
- Uma colher de sopa de farinha de aveia;
- Uma colher de chá de essência de baunilha;
- Três envelopes de adoçante em pó Finn;
- 20g de açúcar de coco.
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o açúcar de coco, que é usado para caramelizar a forma. Em seguida, leve ao forno em banho-maria por 60 minutos a 180 graus.
Valor nutricional a cada 100g da preparação
Calorias: 95kcal
Proteína: 7,2g
Carboidrato: 10g
Gorduras totais: 2,1%
Impacto do açúcar na alimentação
“Os doces tendem a ativar no cérebro a sensação de prazer e, por esse motivo, causam uma necessidade de consumo diária nas pessoas. Acarretando, dessa maneira, na maior probabilidade de aumento de peso. Além disso, também pode aumentar a glicose na corrente sanguínea e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes. Sendo assim, o pudim de leite condensado comum é rico em açúcares refinados, que não são considerados saudáveis para nossa saúde”, garante Ana Paula.
Além da proteína, que tal essa receita de pasta de amendoim caseira? Mais energia em um passo a passo prático e barato?