2023 é logo ali e essa expectativa para virada de ano denota que é o momento de dar uma “virada” quanto aos seus hábitos alimentares? O veganismo surge como ótima alternativa para quem deseja uma vida saudável. Na sequência, haverá três dicas da nutricionista do Grupo Marista Patrícia Soneh para ser vegano.
AJUDAS PARA INCORPORAR O VEGANISMO
Qualificação profissional
Para começar, é importante ter ao lado um nutricionista qualificado. Então, exclua qualquer relato de tentativa mirabolante ou aquele famoso “que viu alguém dizer isso” ou que fez “aquilo”. O achismo e agir como um certo alguém não são boas “saídas”.
“Entendemos que para uma melhor adesão à dieta vegana é de suma importância um nutricionista capacitado para este tema. Estudos apontam que a dieta não traz riscos à saúde, se for balanceada adequadamente para as necessidades nutricionais da pessoa”, explica Patrícia em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Segunda-feira como pontapé inicial
A segunda-feira tornou-se um dia famoso por abrigar o início de diversas jornadas. É a data que todo mundo quer iniciar a mudança seja em qualquer área da vida. Justamente esse dia serve para o começo do seu novo hábito alimentar.
“A Campanha ‘Segunda sem carne’ se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais. A sociedade, a saúde humana e o planeta convidam a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela proteína vegetal pelo menos uma vez por semana, nesse caso: às segundas-feiras”, orienta Soneh.
Fontes de proteínas vegetais
“As fontes de proteínas vegetais podem ser encontradas em frutas e legumes, mas a concentração é maior em leguminosas como a soja, edamame, ervilha, lentilha, feijões e grão-de-bico. Podemos encontrar também no Tofu e na Quinoa”, confirma.
Sendo assim, quando questionada sobre o que dá para preparar com esses alimentos, Patrícia não poupou soluções. “Utilizadas em saladas, refogados, risotos, hambúrguer de lentilha, caldos, bolinhos, panquecas e até mesmo em preparações doces, como brownie de feijão preto ou mousse de chocolate feito com tofu”, conclui Patrícia Soneh.
Momento
O Ibope divulgou pesquisa, que foi encomendada pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) em 2018, e revelou 30 milhões de brasileiros adeptos da alimentação vegetariana, isto é, 14% da população. Além disso, a entidade fez a estimativa de que 30 milhões de brasileiros são vegetarianos e cerca de sete milhões seriam veganos (3,2% da população).