Unhas e pés do corredor: conheça os cuidados para você que corre ou caminha

Problemas com fungos e rachaduras estão entre os mais comuns nos pés do corredor

problemas nas unhas
Foto: Getty Images

As pessoas que praticam exercícios físicos frequentes, como corridas e caminhadas, precisam ter cuidados especiais com os pés. É comum apresentarem bolhas, descolamento de unha, calos, frieiras, unhas encravadas, rachaduras e unhas roxas. Tudo isso porque, além de sofrerem grande impacto, essas regiões ficam úmidas e muitas vezes mais escuras, se transformando no ambiente ideal para a proliferação de fungos. Todos esses problemas nas unhas e nos pés têm tratamento, mas com cuidado é possível prevenir a maioria deles.

“Os calos, por exemplo, são causados quando a distribuição do peso do corpo nos pés não acontece de maneira uniforme. Daí o corpo reage produzindo um aumento da camada superficial da pele. Para prevenir este problema, a pessoa precisa escolher tênis apropriados para o esporte. Se possível, fazer o teste da pisada para ver qual é o mais indicado para seus pés. Palmilhas específicas e protetores de silicone também ajudam na prevenção”, explica a podóloga Lucinéia Saito. Quando o problema já está instalado, é possível tratar com tratamentos indolores que trazem alívio imediato para os pés dos pacientes.

Outro problema comum é o aparecimento de frieiras, causadas por fungos que se alojam entre os dedos: “Neste caso, a melhor prevenção é usar meias de algodão que absorvem melhor o suor, tirar o tênis assim que acabar o exercício e fazer a higiene constante dos tênis e dos pés, além de enxugar entre os dedos com uma toalha”, orienta a podóloga Janete Azevedo.

Aliás, há quatro problemas nas unhas e nos pés do corredor muito comuns. Conheça a solução ideal para cada um deles:

 

Gostou? Curta e compartilhe essas dicas com seus amigos corredores e evite problemas nas unhas e nos pés! 🙂

Fonte: podólogas Lucinéia Saito e Janete Azevedo, da Clínica Spés Podologia.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você