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Quer ganhar massa muscular? 5 erros que você deve evitar

Treinador revela como algumas atitudes simples podem prejudicar o seu desenvolvimento na academia

Como ganhar massa muscular
Como ganhar massa muscular / Foto: Shutterstock
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O desejo de ganhar massa muscular costuma ser comum entre as pessoas, principalmente para quem pratica algum tipo de atividade física. O objetivo, na maioria das vezes, tende a ser estético. Mas, além disso, ter um bom volume de massa magra também favorece a saúde como um todo, já que músculos saudáveis conseguem liberar diversas substâncias benéficas para o organismo.

Mas, o grande problema é que ganhar massa muscular não costuma ser tão simples assim e muitas pessoas acabam desistindo no meio do processo. Para evitar que isso ocorra, com a ajuda do treinador e assessor esportivo, Leandro Twin, separamos cinco erros que atrapalham o seu desenvolvimento muscular na academia. Confira:

5 erros do ganho de massa muscular

1. Não aquecer ou aquecer errado

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“Vejo muitas pessoas fazendo um aquecimento apenas girando os braços ou algo do tipo. Isso não funciona. Para que haja o aquecimento correto você tem que ter intensidade, então, para aquecer para um treinamento de peitoral você pode começar com um supino reto com mais ou menos 50% da carga que você pegaria para ir até a falha em um treinamento de hipertrofia e fazer cerca de 15 a 20 movimentos. E sim, é bastante carga e bastante repetição, exatamente para que você consiga aquecer, liberar líquido sinovial e jogar sangue para os músculos”, conta Twin.

2. Esquecer dos pontos fracos

“Vejo muitos dos meus alunos preocupados em conseguir volume muscular e está tudo bem. Mas, muitas pessoas esquecem que nem tudo que é grande é bonito. Então, sempre foque nos músculos fracos”, diz.

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3. Treinar fraco ou com preguiça

“Você pode treinar pesado com pouco peso. Como? Você precisa sempre levar o seu treinamento até a falha. Se você fizer um movimento mais lento, você vai colocar menos carga, mas isso para hipertrofia não parece ser muito importante”, explica o especialista.

4. Não usar técnicas de treino

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“Vejo algumas pessoas que simplesmente vão para a academia, fazem exercícios e não potencializam o treinamento com um rest-pause, drop-set, GVT, FST, etc. Lembre-se que tem maneiras de você não ficar tanto tempo a mais na academia e aumentar consideravelmente a intensidade dos seus treinos” ressalta o treinador.

5. Ignorar pequenas dores

“Pequenas dores acontecem, porém, pessoas ignoram. O problema é que elas somem durante o treino por conta do aquecimento do corpo mas elas continuam ali. Com treinamento pesado pode ser que nos machuquemos de verdade e tenhamos que ficar longe do treinamento. Portanto, não ignore essas pequenas dores”, finaliza Twin.

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