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Saúde nas férias: como manter o bem-estar no mês de julho

São dicas para afastar algum imprevisto desse tempo de lazer

Não descuidar da saúde nas férias do mês de julho
Não descuidar da saúde nas férias do mês de julho - Shutterstock

O mês de junho está prestes a acabar e assim inicia julho, o mês das férias. É o tempo em que muitas pessoas usam para diversão com amigos e familiares. Aí é que muitas pessoas “chutam o pau da barraca” e deixam os cuidados diários em segundo plano. Dessa forma, surge o questionamento: como faz para não descuidar da saúde nas férias do mês de julho?

As respostas para não descuidar da saúde nas férias do mês de julho

“É essencial reduzir o nível de stress acumulado, focando em escolhas que tragam prazer e alegria. Isso pode incluir hobbies, esportes, passeios, assistir a filmes, ouvir música, cozinhar ou qualquer outra atividade que traga felicidade”, respondeu a psicóloga Tatiane Paula.

Assim, essa colocação mostra que o planejamento com antecedência faz a diferença neste período, que serve para recarregar as energias, viajar, relaxar e fortalecer os laços.

“Faça um planejamento prévio, estabeleça prioridades e divida tarefas em etapas menores. É importante retomar gradualmente as atividades, priorizar o autocuidado e criar rituais de transição. Reserve um tempo para relaxar e se desconectar das telas, explorar atividades ao ar livre, ler um livro, fortalecer os relacionamentos e, acima de tudo, lembrar-se de que o objetivo principal é descansar”, complementou Tatiane.

A importância de desconectar do mundo virtual

Equilibrar o tempo de lazer e descanso com atividades produtivas é indispensável para quem quer aproveitar este instante de forma eficaz. Tatiane ainda citou que diminuir o uso das telas nas férias de julho pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e emocional.

“Ao se desconectar do mundo virtual, é possível se tornar mais consciente do momento presente e aproveitar as interações presenciais, além de ajudar a diminuir a ansiedade causada pela comparação social e pela pressão de estar sempre conectado. Melhora a qualidade do sono, já que a luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos pode interferir na produção de melatonina”, destacou.

Eu tenho dificuldade para “desligar” do trabalho? O que fazer?

“A terapia cognitivo comportamental pode ser uma opção eficaz para entender as crenças que levam a um padrão de comportamento de necessidade de ser produtivo o tempo todo. Um especialista pode oferecer orientação adequada para cada caso, auxiliando no desenvolvimento de estratégias para um melhor equilíbrio entre trabalho e descanso”, concluiu Tatiane Paula.

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