Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

7 alimentos para potencializar o sistema imunológico

Nosso sistema imunológico nos ajuda a ficar forte e resistente às doenças, algo que se torna mais importante a cada dia

Sistema imunológico mais potente? Com esses 7 alimentos é possível
Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Cuidar da saúde do corpo nunca foi tão importante. Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a busca por uma alimentação saudável se intensificou e a população passou a procurar alimentos que potencializam o sistema imunológico responsável pela defesa do organismo contra doenças em geral.

Bio Mundo escolheu 7 alimentos que ajudam na defesa do organismo. Confira!

1 – Castanha do Pará

Advertisement. Scroll to continue reading.

As oleaginosas, como a Castanha do Pará, são ricas em nutrientes e vitaminas, além de terem em suas composições gordura boa (HDL) e serem ótimas antioxidantes. Esta castanha, em específico, é grande fonte de selênio, que estimula o bom funcionamento do sistema imunológico, potencializando sua defesa.

2 – Cúrcuma

Alimento funcional, que atua no fortalecimento da imunidade do corpo. A raiz, que pode ser encontrada em pó, traz diversos benefícios à saúde por ser um forte anti-inflamatório, antioxidante e antiviral, além de ajudar a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL). Ela pode ser potencializada se tomada, em jejum, em um shot matinal, com limão, gengibre e própolis.

Advertisement. Scroll to continue reading.

3 – Mel

Alimento, produzido a partir do néctar das flores e processado por enzimas digestivas das abelhas, o mel é rico em ácido glucônico, importante agente oxidante, que previne o envelhecimento precoce e doenças como Alzheimer e cardiovasculares. O composto também contribui para a fabricação de peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida que, combinado com a ação antimicrobiana do ferro e do cobre, atua diretamente no sistema imunológico, auxiliando e fortalecendo as defesas do organismo.

4 – Vitamina C

Advertisement. Scroll to continue reading.

A vitamina C é de extrema importância para a defesa do organismo. Ela aumenta a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos in natura, como frutas cítricas e vegetais de cor verde escura, além de cápsulas, para a suplementação.

5 – Ômega-3

O Ômega-3 é considerado um nutriente imunomodulador, ou seja, atua diretamente no sistema imunológico, fortalecendo suas defesas e o funcionamento. Auxilia também na regulação das células e controla a produção de citocinas, responsável por ativar, mediar ou regular a resposta imune do organismo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

6 – Glutamina

A glutamina é uma fonte de energia para as células do sistema imunológico. Ou seja, ela estimula a produção de linfócitos T, B e imunoglobulina A (IGA), importantes no combate de doenças.

7 – Própolis

Advertisement. Scroll to continue reading.

Estudos da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu – SP, apontam que as substâncias contidas no própolis promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos microrganismos malignos. Esse alimento pode ser ingerido in natura ou via cápsulas.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Aplicado como preenchimento para aumentar a musculatura, óleo mineral pode ser fatal

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação