A escassez de sono do brasileiro tornou-se comum nos tempos atuais. O estudo do Mapa de Sono dos Brasileiros divulgado pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em 7 de fevereiro de 2022 citou que cerca de 65% da população brasileira tem baixa qualidade. Nesse sentido, existe esta pergunta: a má noite de sono ajuda a engordar?
A relação do sono com aumento de peso
“Perder mais de duas horas de sono por noite durante períodos prolongados é considerado um problema crônico. Isto pode afetar a produtividade no trabalho, relações interpessoais e até a saúde física, não deixe de buscar ajuda profissional para te auxiliar no processo de enfrentar esse problema. Dormir é fundamental para o bom funcionamento do organismo e quando esse não acontece o corpo sofre consequências. Por isso, é importante tomar medidas para melhorar o hábito de dormir, como estabelecer uma rotina diária de hábitos que influenciem positivamente para noites melhores de sono”, respondeu o médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo.
Além dessa orientação, é de ressaltar que todo cuidado é necessário antes de ir para cama, isto é, a alimentação influencia na hora desse descanso. Esse momento de “relax” é fundamental para o seu rendimento nas atividades do dia a dia.
“No entanto, para garantir que o sono influencie positivamente no processo de emagrecimento é importante que a pessoa tenha bons hábitos alimentares e pratique atividade física de forma regular. Dormir bem e ter um bom descanso noturno são fundamentais para manter o metabolismo funcionando adequadamente, o que auxilia diretamente na perda de peso. Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de cafeína e outras substâncias estimulantes, pois isso pode prejudicar o sono e causar alterações no ritmo do metabolismo”, finalizou o doutor.
Acréscimos
Outros estudos evidenciam que a duração do tempo de sono pode estar diretamente ligada ao aumento de IMC (Índice da massa corporal). Então, quanto mais curto for o tempo de sono maior será a possibilidade de ganhar peso. Se você quer manter um peso saudável, certifique-se de dormir pelo menos sete a oito horas por noite.
O dado do Ministério da Saúde anunciado em 2021 mostra que o cenário nacional é desesperador quanto a esse assunto. O órgão informou que cerca de 40% da população convive com algum distúrbio de sono.
Ronan afirmou que dormir pouco também interfere na queima de gordura. Mas a privação de sono desregula os níveis de açúcar no sangue e levar o corpo a produzir menos leptina e mais grelina. O que denota que quem não dorme o suficiente tende a sentir mais fome e vontade de comer alimentos calóricos.