Treinos complementares que melhoram sua performance

Início de temporada, retorno das férias profissionais e também das planilhas de treinos. Veja no que apostar para aprimorar seu desempenho no trail running

Treinos complementares para corrida. Na foto, pessoas correndo
Foto: Reprodução/Freepik

Por Sidney Togumi

O primeiro período de treinamento da temporada, chamado de preparação geral, tem como principal objetivo condicionar todo o corpo, que será adaptado para as sessões de treinamentos mais intensos. E, dependendo do caso, mais longos, os quais serão prescritos para o período de preparação específica. Nessa primeira fase, a prática de outras modalidades desportivas como forma de treinamento complementar ajuda a otimizar os resultados. Consequentemente, a também obter uma ótima performance, tanto nos treinos quanto nas provas futuras. Veja alguns treinos complementares.

Treinos complementares:

Saindo do universo das modalidades desportivas, outro trabalho complementar ainda pouco utilizado no Brasil, mas de extrema importância na performance do trail running, é a preparação mental. A adoção de técnicas específicas permite minimizar inúmeros obstáculos, dentre os quais perda de foco, motivação e ansiedade pré-prova.

Vale lembrar que todas as modalidades citadas neste texto devem ser introduzidas dentro de um planejamento de treinamento. Este deve ser elaborado pelo atleta juntamente com o seu treinador ou técnico, de acordo com os objetivos traçados para a temporada. Bons treinos!

Sidney Togumi é diretor técnico da Upfit Assessoria Esportiva e atleta de trail run

Recomendadas para você