O whey protein é muito conhecido entre os adeptos da musculação. Composto por uma proteína extraída do soro do leite, ele é um produto de alto valor nutricional e de rápida absorção, o que favorece muito os atletas. A promessa do whey protein é ser o principal auxiliar no ganho de massa muscular, oferecendo maior quantidade de proteína, essencial para esse objetivo. Mas quem pode tomar o whey protein? Será que ele é indicado para qualquer pessoa? Vamos descobrir com a ajuda da nutricionista Gabriela Ghedini:
Quem pode tomar o whey protein?
G.G.: O objetivo de qualquer suplementação é complementar os nutrientes que nem sempre conseguimos absorver só com a comida. Por isso. qualquer pessoa pode tomar: desde atletas a idosos que perdem muita massa muscular, gestantes, crianças etc.
Leia também: Hot yoga: o que é e seus benefícios
Como evitar candidíase e infecção urinária
Receitas fitness: duas opções perfeitas para pré e pós-treino
Ele é pode ser utilizado apenas para fins de manutenção de saúde?
G.G.: Sim, com certeza. O fato é que a proteína do soro do leite pode ajudar a prevenir e tratar doenças, facilitar a ingestão proteica em pessoas com falta de apetite, equilibrar a ingestão de nutrientes em dietas com restrição calórica ou a má alimentação decorrente da correria do dia a dia ou de maus hábitos.
Este suplemento tem uma restrição de uso?
G.G.: Nenhuma restrição, mas lembrando do equilíbrio e o bom senso de usar o whey protein como complemento a uma boa alimentação. Cabe a um profissional nutricionista avaliar corretamente o uso deste suplemento.
Esclarecidas algumas questões, a nutricionista sugere algumas receitas deliciosas que têm o whey protein como ingrediente. Veja:
1. Bolo de cenoura proteico
- 1 xícara (chá) de adoçante culinário
- 1/2 xícara (chá) de óleo de coco
- 6 claras de ovos
- 2 gemas
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 60g de whey protein sabor baunilha
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1 cravo-da-índia amassado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 cenouras grandes raladas
Modo de preparo
Primeiro, pré-aqueça o forno a 180 graus. Em seguida, bata no liquidificador, os ovos com o adoçante. Acrescente a farinha e o óleo aos poucos. Depois, junte a cenoura ralada e bata bem. Coloque então os outros ingredientes, mexendo mais devagar, até a massa ficar bem homogênea e acrescente o fermento delicadamente.
Numa forma untada com óleo de coco e farinha integral, coloque a mistura e leve ao forno médio (180 graus) por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar e desenforme, servindo com uma calda de chocolate a parte.
Para a calda:
Leve ao fogo um pouco de leite desnatado, cacau em pó (não contém açúcar) e adoçante culinário. Deixe engrossar um pouco (ela fica uma calda mais rala) e está pronto!
2. Mousse de maracujá proteico
- 2 potes de iogurte natural desnatado (aprox. 400ml)
- 1 caixa de creme de leite de soja light
- 2 pacotes de gelatina diet de maracujá
- 60g de whey protein de baunilha gourmet
- 1 colher sopa de pasta de ricota light
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos e leve ao refrigerador.
3. Torta maromba
Massa
- 400g de frango cozido e desfiado
- 200g de batata doce cozida
- 200g couve flor cozida e brócolis
- 2 claras ou 60 ml de claras
- 30 gramas de whey protein sem sabor ou de vanilla
- Temperos a gosto
Recheio
- 100g de peito cozido cortado em cubos (pode usar patinho moído)
- 2 tomates picados
- 1 cebola picada
- Temperos a gosto
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes da massa no multiprocessador até formar uma massa homogênea. Divida a massa em 2 porções e espalhe metade da massa em uma forma de silicone ou untada, coloque o recheio, e cubra com o restante da massa. Depois, leve ao forno pré-aquecido por 30 min. Rende aproximadamente 6 fatias.