Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Seu coração está saudável? Conheça as 5 zonas de frequência cardíaca

É o tipo de conhecimento que ajuda a criar treinos sustentáveis e seguros

Zonas de frequência cardíaca
Zonas de frequência cardíaca - Shutterstock

Medir a frequência cardíaca nos treinos é fundamental para monitorar a intensidade do exercício, garantir um treinamento seguro e eficaz. Existem várias maneiras de fazer isso com ou sem o uso de aparelhos Nesse sentido, conheça as cinco zonas de frequência cardíaca com a ajuda do gerente técnico da Companhia Athletica Cacá Ferreira.

As cinco zonas de frequência cardíaca e aplique de forma estratégica nos treinos

Aquecimento ou Zona 1

Utiliza de 50% a 60% da frequência cardíaca máxima. Nesse ponto, quase 85% das calorias queimadas vêm da gordura, mas é também o período em que o corpo queima menos calorias. Ótima zona para promover aquecimento geral do corpo.

Aeróbica ou Zona 2

Utiliza de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima. Aproximadamente 65% das calorias queimadas nesse momento são de gordura, e o restante já é de glicose. Eleva o fluxo de oxigênio para os tecidos musculares.

Tempo de limiar ou Zona 3

Utiliza de 70% a 80% da frequência cardíaca máxima. Apenas 45% das calorias vêm da queima de gordura, com o restante derivado de carboidratos. É uma zona que já promove ganhos no condicionamento cardiovascular e resistência muscular.

Frequência cardíaca máxima ou Zona 4

Utiliza de 80% a 90% da frequência cardíaca máxima. Nesta frequência, há menos queima de gordura, e o corpo passa a usar predominantemente glicose como combustível. Nesta zona desenvolve a tolerância do corpo em realizar exercícios em alta intensidade.

Acima da frequência máxima ou Zona 5

Acima de 90% da frequência cardíaca máxima, o corpo entra no metabolismo predominantemente anaeróbico. Nesta zona o corpo desenvolverá sua capacidade de tolerar uma acidose maior nos músculos e haverá um gasto energético extra pós-treino por causar um grande déficit de oxigênio durante as sessões de treino.

Palavra final

“A frequência cardíaca é particularmente um meio interessante e fácil de controlar a intensidade dos treinos, pois assim a pessoa conseguirá administrar o tempo de recuperação entre as sessões de treino com base nas zonas que foram treinadas”, concluiu Cacá Ferreira.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Nutrição

São dicas para impedir que o doce “estrague” o seu plano alimentar

Nutrição

Cortar carboidratos da alimentação é uma estratégia perigosa, mas que pode sim dar resultados

Fitness

Endocrinologista e nutricionista revelam os segredos para o público feminino conquistar a hipertrofia

Nutrição

Profissionais explicam a eficácia e os impactos de aumentar a quantidade de proteínas na dieta com o objetivo de atingir a hipertrofia

(+) Esportes

Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

São dicas para impedir que o doce “estrague” o seu plano alimentar

Saúde

A insistência também é um fator que ajuda quem quer abandonar esse vício

Treinos

Esse tipo de dica o ajuda a derrubar mitos sobre esse treino

Saúde

Quanto mais cedo o tratamento melhor é a chance de recuperação