Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Vegetarianismo não afeta em nada a prática esportiva

O vegetarianismo e a prática de atividades físicas podem andar juntos, desde que você esteja atento ao que coloca no prato

Vegetarianismo não afeta em nada a prática esportiva
Foto: Shutterstock

Para muita gente, tirar a carne da alimentação é lutar pelo direito dos animais. Para outros, é uma questão ideológica, quase política. E para uma imensa turma, o vegetarianismo é sinônimo de uma vida mais saudável.

Não importa por que motivo você eliminou alimentos de origem animal da sua alimentação. O que não pode é simplesmente substituir um bife por um prato de macarrão porque, se fizer isso, seu corpo vai se ressentir dos nutrientes contidos na carne. “A adoção de uma dieta vegetariana é totalmente compatível com a prática esportiva, desde que bem planejada para evitar deficiências nutricionais. É importante que os vegetarianos estejam atentos à ingestão de proteínas, vitamina B12, zinco, ferro, vitamina B12 e outros nutrientes cuja principal fonte são os alimentos de origem animal”, alerta Fabiana Honda, da Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

Segundo o doutor Eric Slywitch, médico especialista em nutrologia, de todos os nutrientes contidos na carne vermelha, só a vitamina B12 não é encontrada nos vegetais. “Ela deve ser suplementada principalmente pelos vegetarianos estritos (veganos), que não ingerem ovos e laticínios. Mas como o aproveitamento dessa vitamina depende não apenas da dieta, mas também do metabolismo de cada organismo, os onívoros também precisam ficar atentos à sua falta”, explica.

A boa notícia é que, desde que você tome alguns cuidados e redobre a atenção na hora de fazer o prato, sua disposição e rendimento não ficarão prejudicados.

Deixar de lado carnes e peixes também tem um efeito positivo sobre a saúde do coração. Estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition mostrou que os vegetarianos têm 32% menos probabilidade de morrer ou precisar de tratamento médico em decorrência de doenças do coração, além de terem níveis mais baixos do mau colesterol (LDL) e de pressão arterial. “É importante ressaltar, no entanto, que ser vegetariano não é um atalho para um coração saudável, pois há muitos pratos vegetarianos com altos níveis de gordura saturada e sal”, afirma Tracy Parker, da British Heart Foundation. E mais: os níveis de colesterol dos vegetarianos chegam a ser de 14% a 35% menores (em veganos), assim como a pressão arterial.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O conceito de “passo a passo” ajuda quem quer ser adepto do vegetarianismo

Nutrição

É de se lembrar que a ausência do consumo de carne não afeta o estilo de vida saudável

Nutrição

Nutrólogo orienta quem quer abandonar o consumo de proteína animal. Entenda os benefícios para a saúde e como fazer as substituições certas no veganismo

Nutrição

20 de março é o Dia Mundial Sem Carne e, aproveitando essa data, mostramos como o maior consumo de vegetais previne o câncer colorretal