Benefícios da atividade física na terceira idade

Veja como essa prática pode ser um item decisivo para que haja um aumento da qualidade de vida nessa fase da vida.

atividade física na terceira idade
Foto: Shutterstock

Depois da aposentadoria, muitas pessoas na terceira idade ficam com o tempo livre, resultando, muitas vezes, na ociosidade. Na maioria dos casos, eles acabam ficando em casa, deixando de lado uma vida ativa, proporcionada pelas atividades cotidianas e físicas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos têm alguma doença crônica. Diante desse contexto, os exercícios, além de prevenirem doenças cardíacas, podem evitar outros problemas que afetam o coração. Sendo assim, fazer atividade física na terceira idade está mais do que indicado!

 

benefícios da corrida para idosos

Foto: Shutterstock

Segundo o educador físico e diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Natan Silva Júnior, a chave para cultivar um coração saudável é continuar ativo, praticando semanalmente atividades físicas. “A atividade física, de modo geral, é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças do coração. Para as pessoas que estão na terceira idade, é também uma excelente ferramenta para o combate de doenças cardíacas. Porém, antes desses indivíduos iniciarem qualquer tipo de exercício é necessário que eles procurem um médico de confiança para avaliar as possíveis limitações de ordem ortopédica e cardíaca, para que o exercício seja feito de forma segura”, afirma.

A organização mundial da saúde estima que em 2050 o país terá cerca de 70 milhões de idosos. Ou seja, 30% da população. Se esses 30% forem saudáveis tudo poderá ser melhor. Idosos ativos, com saúde e com uma ótima expectativa de vida.

Porém, uma das preocupações é que o índice de doenças crônicas também aumente. Conforme ressalta o especialista, a prática de atividade física na terceira idade pode melhorar a qualidade de vida da população idosa, para assim conseguir uma porcentagem de sêniores saudáveis mais alta. Veja abaixo mais alguns benefícios que o estilo de vida ativo pode trazer para você!

Confira algumas curiosidades e os benefícios da atividade física na terceira idade:

Edição: Leonardo Guerino

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você