Ele é um dos alimentos mais falados nas dietas de quem deseja emagrecer e ganhar massa. Mas, sempre fica a dúvida se ele realmente engorda ou auxilia na perda de peso. De acordo a nutricionista Carolina Lara, os benefícios do abacate são inúmeros.
Reduz a fome e aumenta a saciedade
Fonte de ômega 6, ômega 9 e ômega 7, o fruto mantém o equilíbrio no organismo e auxilia na perda de gordura corporal. “Além disso, ele ajuda a baixar os níveis de insulina no sangue, sendo esta responsável pelo aumento do apetite, mas devido as gorduras presentes no abacate, ele promove uma saciedade maior”, explica a especialista como ele reduz a fome.
Benefícios do abacate na dieta
Apesar de ser rico em gordura, o alimento é bastante utilizado em dietas para perda de peso, como a cetogênica. O motivo para isso é a presença do ácido oleico no fruto, que está relacionado à saciedade do indivíduo, como conta a nutricionista. “Um mecanismo proposto seria de que a ingestão de gordura estimularia a produção de oleoiletanolamida (OEA) pelas células do intestino, que quando liberadas estimulariam o nervo vago a diminuir a ingestão de alimentos”.
Por conta dessa característica, o fruto pode sim engordar, o consumo acima da quantidade recomendada pode levar ao acúmulo de gordura. Mas Carolina esclarece que a “gordura” alimentar não engorda. “É apenas um mito como a maioria dos outros mitos alimentares. O alto consumo de açúcar refinado, farinha branca, arroz e outros carboidratos processados têm muito mais chance de engordar do que o consumo de manteiga pura, nozes e abacates, alimentos que foram falsamente culpados por falsos especialistas em saúde”, aponta os verdadeiros vilões.
Como aproveitar os benefícios do abacate
Ele é uma fruta rica em nutrientes e em benefícios a saúde que pode ser consumida regularmente, apesar do mito de que alimentos ricos em gorduras devam ser evitados. Sua presença na dieta é essencial para o funcionamento hormonal. “Uma dieta deficiente de gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturados naturais, provavelmente causará diversos problemas, incluindo problemas do coração e câncer“, alerta a nutricionista.
Segundo a nutricionista, a porção recomendada é aproximadamente meia unidade ao dia. “Há muitos estudos que comprovam sua eficiência no período matinal, ao longo do dia e no período antes de dormir“, aponta os melhores horários para comê-lo. Para se certificar de qual é a melhor forma de comer o abacate na sua dieta, tendo em vista o seu caso, suas necessidades e objetivos, consulte um nutricionista.