Dieta cetogênica: o que é e quais são os benefícios

Esse tipo de plano alimentar além de emagrecer pode ajudar no tratamento de Parkinson

dieta cetogênica
Foto: Shutterstock

Planos alimentares que prometem emagrecimento rápido e outros benefícios para a saúde sempre atraem atenção de quem deseja perder peso. A dieta cetogênica é uma deles que está sendo bastante falado por conta de sua eficácia.

Ela é caracterizada pela ingestão limitada de carboidratos (cerca de 20g por dia), grande quantidade de gorduras e poucas proteínas. A proposta da dieta cetogênica é fazer com que o indivíduo entre em estado de cetose, que consiste em utilizar os corpos cetogênicos presentes no sangue como fonte de energia.

Dieta cetogênica aliada no tratamento para mal de Parkinson:

Esse plano alimentar é eficaz no tratamento das doenças neurológicas, um dos principais fatores é a capacidade do sistema nervoso central em metabolizar os corpos cetônicos (produtos da metabolização da gordura), como explica a Dra. Márcia Simões. “Isto que altera a bioquímica dos neurônios inibindo o excesso de excitação deles e induz a um efeito protetor, o que é útil em diversas doenças neurológicas como epilepsia, Alzheimer e o Parkinson”.

O Parkinson é uma doença do sistema nervoso central que acontece por níveis diminuídos de dopamina. Os sintomas são vários como: tremores, postura prejudicada, rigidez e dificuldade para andar e escrever. Em um estudo controlado, sete pessoas com o mal seguiram uma dieta cetogênica por um mês. Após esse período cinco deles demonstraram em torno de 43% de melhora dos sintomas descritos.

O uso da dieta cetogênica como forma de tratamento é antigo existem relatos da época de Hipócrates e no novo testamento, porém acabou sendo deixada de lado com o passar do tempo. Agora ela volta a ser foco de diversos estudos da atualidade. Como forma de tratamento, ele tem registros a partir da década de 20, onde foi utilizada para a epilepsia.

Segundo a Dra. Márcia Simões, antes de iniciar qualquer dieta restrita como essa, é fundamental a avaliação de um especialista.

Confira outros benefícios e o que você precisa saber da dieta cetogênica:

Gostou dessa dieta? Que tal compartilhar com os amigos e com a gente a sua opinião?

Fonte: Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada para saúde e bem-estar e líder do movimento Tribo Forte

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você