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Como retomar os hábitos saudáveis após as férias

Se você ainda não conseguiu se ‘desintoxicar’ dos excessos em janeiro, confira algumas dicas para o funcionamento saudável do organismo

Tirou férias dos exercícios? Veja como retomar a rotina saudável
Foto: Shutterstock.com

Essa pausa durante o período de ‘férias’ só traz malefícios se houver exageros frequentes e se, a rotina saudável não for retomada. A comilança fora da rotina pode deixar o corpo mais cansado e lento, interferindo inclusive nas capacidades cognitivas. Assim, uma coisa leva à outra: comer em excesso causa cansaço e dificulta a prática de exercícios físicos, adiando cada vez mais a retomada dos bons hábitos. Se você é uma dessas pessoas que ainda não conseguiu entrar na linha novamente, confira algumas dicas para se desintoxicar e pôr o corpo para funcionar!

Beba bastante água e faça uma alimentação balanceada

“Beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para auxiliar na desintoxicação. Também é importante evitar bebidas alcóolicas, refrigerantes, alimentos processados e frituras, ou seja, escolha opções saudáveis e naturais como frutas, verduras e legumes”, recomenda a nutricionista Tayná Fernandes, da Clínica NN Estética.

Para combater o inchaço e outros sintomas resultantes dos excessos alimentares, não é necessário adotar uma dieta radical. Basta voltar a comer de forma balanceada, fazendo boas escolhas e o suficiente para saciar a fome. Se ainda sobraram guloseimas do final de ano em casa, nada de comer tudo de uma vez para “se livrar” logo delas: é melhor incluí-las em um dia a dia equilibrado e comer aos poucos. Por exemplo: se quiser comer um biscoito doce no lanche da tarde, controle a quantidade de carboidratos consumida nas outras refeições.

Os chás são grandes aliados

“Existem chás que ajudam a combater o inchaço abdominal, como os diuréticos. Dentre eles temos o chá verde, hibisco, capim-limão, erva-doce e maçã com canela, que são os mais conhecidos. O aconselhável é preparar uma jarra de um litro, deixar na geladeira e ir bebendo ao longo do dia”, indica a especialista em chás Michelle Rocha, da Naturelle. Os chás ajudam na ingestão de líquidos durante o dia, mas devem ser consumidos sem açúcar. Evite também beber chás em excesso e procure variar nas ervas durante a semana.

Faça exercícios físicos

Essa pode ser a parte mais difícil, mas se você está sentindo cansaço e indisposição, opte por atividades mais leves: o importante é não ficar parado. Mesmo que você não consiga voltar ao ritmo que mantinha no final de 2020, movimentar  o corpo, seja em uma caminhada ou em um treino mais curto, já vai te deixar mais saudável e prepará-lo para avançar nas próximas semanas. saudável

Para quem não tinha esse hábito, o importante é começar a se mexer. “A atividade física regular, de 15 a 60 minutos por dia, melhora a qualidade de vida e acelera o metabolismo, ou seja, é fundamental para o processo de desintoxicação do organismo. Aposte nos exercícios aeróbicos, troque o elevador pelas escadas, caminhe próximo à rua de casa”, diz o personal trainer Thiago Oliveira.

Mantenha a imunidade alta

Os alimentos consumidos em excesso no final do ano geralmente não oferecem nutrientes importantes para o funcionamento do organismo e podem até te deixar menos saudável, provocando ainda mais indisposição. “É necessário incluir todos os nutrientes necessários para o organismo na alimentação, mas sabemos o quanto isso é difícil na prática do dia a dia. Apostar nos shots matinais em jejum é uma opção bem prática e rápida. Eles são pequenas doses dos famosos sucos verdes, super concentrados, que preparam o seu organismo para receber aquele café da manhã bem nutrido, causando uma desinflamação rápida, e assim fazendo com que seu corpo absorva melhor os nutrientes”, explica a biomédica estética Adriana Lima.

Conte com a ajuda da drenagem linfática

Esse tipo de tratamento estético colabora com a redução da retenção de líquidos, mas só funciona mesmo quando está aliado a rotina saudável. Assim, se você já recomeçou a se exercitar e modificou sua alimentação, mas quer dar uma acelerada no combate ao inchaço, aposte em drenagens linfáticas semanais ou quinzenais. Os movimentos da massagem ajudam ainda a relaxar.

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