Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Como se atentar com a nutrição das crianças nas férias

São orientações para impedir que uma criança enfrente sérios riscos de saúde

Nutrição das crianças nas férias
Nutrição das crianças nas férias - Shutterstock

As férias deixam as crianças de “perna para o ar”, ou seja, trocam o dia pela noite, fazem refeições em qualquer horário e costumam não ter tempo estabelecido para cumprir com uma boa rotina de sono. Nesse sentido, há uma preocupação para os pais, por exemplo: como se atentar com a nutrição das crianças nas férias?

Dicas para nutrição das crianças nas férias

“As pessoas que estarão obesas no futuro são as nossas crianças e adolescentes de hoje. E lá na frente é muito mais difícil perder peso e recuperar a qualidade de vida. Por isso é tão importante falar sobre a obesidade infantil. E os pais têm um papel fundamental na prevenção. A criança come o que tem em casa. Se os armários e geladeiras estiverem cheios de comidas saudáveis, as crianças terão uma alimentação melhor”, disse a endocrinologista Dra. Angela Nazario.

Já o o endocrinologista especializado em crianças e adolescentes Mauro Scharf, a obesidade na infância, seja ela por predisposição ou maus hábitos, pode trazer consequências para a juventude e a vida adulta.

“Uma das principais consequências da obesidade é o surgimento do Diabetes Tipo 2, caracterizado por uma resistência à ação da insulina no organismo, o que resulta em uma alta concentração de açúcar no sangue. É fundamental que os pais estejam em alerta, orientando e interferindo nos hábitos das crianças para evitarmos obesidade e, especialmente, tudo o que vem associado a ela”, alertou.

Qual modelo ideal de nutrição das crianças nas férias?

A nutricionista Thayná Guimarães vai passar cinco orientações para meninada não decepcionar nesta época de recesso escolar.

Convide seu filho para cozinhar

As crianças amam participar das atividades e colocar a mão na massa. Faça receitas caseiras e funcionais, substituindo o trigo por farelo de aveia, por exemplo, e chame seu filho para te ajudar na receita. Assim é possível despertar o prazer pela comida feita em casa, e não industrializada.

Deixe a vista e de fácil acesso os alimentos saudáveis

Quando bate a fome, a criança procura o que estiver mais perto e rápido para comer. Se os salgadinhos estiverem no seu campo de visão, ela com certeza irá escolher esse ao invés do bolo de laranja feito pela mamãe. Deixe porções de frutas já lavadas e picadas em potes no alcance da criança, e mantenha os industrializados em prateleiras altas para ocasiões pontuais.

Não proíba seu filho de comer alguma “besteira”. Ensine a moderar

Se os doces e fast food já foram apresentados para seu filho, não adianta proibir. Na primeira oportunidade ele irá comer tudo em dobro. Crie um planejamento alimentar e coloque uma pizza ou guloseima em situações esporádicas, ensinando a equilibrar com refeições saudáveis.

Respeite a saciedade da criança

É muito comum os pais obrigarem os filhos a comerem tudo o que está no prato, mas isso pode confundir a sensação de saciedade, fazendo com que a criança coma muito além do que realmente precisa.

Converse com uma nutricionista e endocrinologista

A obesidade infantil é coisa séria e, portanto, merece o tratamento adequado com acompanhamento médico e nutricional. Leve seu filho para uma avaliação e incentive a alimentação saudável e a prática regular de atividade física.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

É mais um alimento rico em fibra, que ajuda no emagrecimento

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Fitness

Os segredos para conquistar um físico forte e definido estão diretamente relacionados com o estilo de vida adotado

Saúde

O apoio coletivo ajuda a quem quer abandonar esse vício

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

É mais um alimento rico em fibra, que ajuda no emagrecimento

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto