Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Esporte

Conheça o duathlon, a combinação de corrida e ciclismo

Mais uma modalidade que aos poucos ganha adeptos pelo país

Duathlon
Duathlon - Shutterstock

Não é clichê dizer que o universo do esporte se renova constantemente, ou seja, a cada momento surgem novas práticas, que são sensações e que se consolidam tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Dessa maneira, há outro esporte que desponta a cada dia, por exemplo: conheça o duathlon, a combinação de corrida e ciclismo.

O que é o duathlon?

“Importante salientar que são duas modalidades (Triathlon e duathlon), que fazem parte da nossa cultura física desde pequeno: pedalar e correr. Mas mesmo sendo duas modalidades comuns, é importante fazer uma avaliação médica, pois a prática envolverá esforços aeróbicos de alta intensidade”, afirma com exclusividade para o Sport Life o gerente técnico corporativo da Cia Athletica, Cacá Ferreira.

Embora recente, o Brasil já sediou competições de duathlon como Thunderman, Trirex e Duoman. A parte inicial do circuito é a corrida, que depois é “trocada” pela bicicleta e geralmente se encerra com outro trecho pequeno de corrida.

“É uma modalidade interessante para começar a competir em eventos do tipo triathlon. Se o praticante ainda não estiver se sentindo apto o suficiente para os trechos aquáticos, ou quando chegam os meses mais frios, a prática de natação se torna menos atraente em um ambiente externo”, completa Cacá.

Os detalhes das provas e treinamentos de duathlon

O ITU (União Internacional de Triathlon) World Triathlon estabeleceu as distâncias a serem percorridas no duathlon como sprints, standard e long distance, respectivamente. Sprints são caminhos curtos, começam com 5km de corrida intercalada com 20km ciclismo e mais 2,5km corrida.

Já o standard é conhecido por oferecer ao atleta 10km de corrida, 40km de ciclismo e mais 5km de corrida. Por fim, o long distance exige que o competidor cumpra 10km de corrida, 150 km de ciclismo e mais 30 km de corrida.

“A frequência de treino ideal para o duathlon pode variar de acordo com alguns fatores, entre eles: idade, nível de experiência anterior, atual estado físico, objetivo, disponibilidade para treinar e histórico de saúde. No entanto, o planejamento precisa contemplar sessões isoladas de cada modalidade e, também, combinadas simulando como ocorre nas competições. Na maior parte do planejamento as sessões podem ser alternadas, isto é, um dia focado no ciclismo e outro dia na corrida, assim evitará lesões por repetir o mesmo movimento. Além disso, a intensidade pode ser aeróbico leve a moderado na maioria das sessões e reservar uma ou no máximo duas sessões por semana com intensidade elevada. Lembrando que uma semana antes da prova tanto o volume quanto a intensidade devem ser menores”, acrescenta Ferreira.

O impacto do duathlon na saúde

Essa modalidade proporciona diversos benefícios para o organismo, principais exemplos: queima de calorias, melhora da circulação sanguínea, ganho de disposição física, fortalecimento muscular, aumento de resistência, melhoria do sistema cardiorrespiratório.

Há ainda o acréscimo de que esses ganhos acompanham aquilo que a prática de esportes garante. Como a diminuição do stress, redução de quadros de ansiedade e depressão.

“Os benefícios emocionais da prática são grandes. Afinal, ao correr, pedalar e até a emoção das transições entre as atividades vão gerar uma grande sensação de autoestima e confiança”, garante o profissional.

Um competidor de duathlon deve cumprir com qual dieta?

“Por ser um esporte aeróbico de alta intensidade, o principal substrato energético é o carboidrato. Além deste, é importante a hidratação antes, durante e após as sessões de treino para assegurar uma ótima recuperação. Ter um acompanhamento de um nutricionista é muito importante para ter uma alimentação equilibrada para o praticante ter performance”, encerra Cacá Ferreira.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão