Connect with us

O que você está procurando?

Condicionamento Físico

Cuidados necessários para diminuir a fadiga nos treinos

Com a mudança nos hábitos e alimentação adequada é possível diminuir a fadiga e a dor muscular para continuar avançando nos treinos

Cuidados necessários para diminuir a fadiga nos treinos
Foto: Getty Images

Corrida, musculação, esporte em equipe ou yoga: seja qual for o tipo de exercício físico, uma vez que o praticante já se adaptou, o objetivo é sempre melhorar o desempenho. Mas alguns fatores podem atrapalhar o processo, como o cansaço, as dores musculares e a fadiga nos treinos. Para evitar, ou pelo menos amenizar esses problemas, é necessário atenção aos hábitos diários, como um repouso adequado, somado às orientações de profissionais capacitados e, é claro, à alimentação específica para cada objetivo e organismo.

Menos fadiga nos treinos

Imagine as seguintes situações: você tem 10km a serem completados no treino do dia mas, ao chegar no sexto, as pernas começam a falhar e a velocidade cai bruscamente. Ou, no meio de um treinamento intenso, você precisa fazer uma pausa por causa da sensação de fadiga ou queimação nos músculos. Se isso acontece frequentemente, melhorar o desempenho fica mais difícil, afinal, não é fácil lutar contra o pedido do corpo de parar, certo?

“Muitas pessoas praticam alguma espécie de atividade física, mas poucas pensam na alimentação do dia a dia como algo que poderia interferir no rendimento do treino”, destaca a médica Cintia Rios. Muito mais importante do que se preocupar com as refeições pré e pós-treino é ter atenção ao que se come diariamente. Fazendo boas escolhas do café da manhã à última refeição do dia, em pouco tempo você perceberá melhoras na sua performance.

Alimentação para evolução nos treinos

Contudo, a médica Cintia Rios explica que uma alimentação com a quantidade correta de nutrientes essenciais e a hidratação adequada pode evitar a fadiga nos treinos, ajudando o atleta a dar o seu melhor. “Uma das causas da fadiga muscular é a hipoglicemia e o esgotamento do glicogênio muscular. Depois disso, vem a desidratação, que ocorre, na maioria das vezes, através da eliminação de suor, e que pode chegar a mais de um litro e meio por sessenta minutos de prática esportiva. Precisamos de algo que combata esses fatores”.

Caprichar na ingestão de água, portanto, é fundamental, mas é preciso garantir o aporte de minerais também, presentes principalmente em verduras, legumes e frutas. “Também devemos citar alimentos ricos em vitamina C e em proteínas, que ajudam na formação muscular. Esses alimentos possuem ação antioxidante, que protegem as células, evitando uma possível sobrecarga nas células musculares, evitando aquele cansaço excessivo que muita gente sente e que tira o prazer de um bom treino”, destaca Cintia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar os 42 km

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Nutrólogo revela quais hábitos aumentam a fadiga e dá dicas para evitar a sensação de cansaço excessivo. Quadro pode trazer riscos à saúde

Nutrição

É muito comum bater aquele cansaço após o almoço, né? Se você pretende se livrar dessa indisposição, temos 5 dicas. Confira!

Nutrição

Aprenda como combater o cansaço, que atrapalha seu desempenho, promove a fadiga muscular e ainda tira a vontade de treinar

Saúde

Descubra algumas coisas que você pode estar fazendo, mesmo sem querer, na sua rotina e que estão esgotando as suas forças