Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Nutrição

Dia Internacional do Bacon: aprenda a saboreá-lo de forma leve

Alimento é conhecido por acompanhar lanches e pratos hiperpalatáveis

Dia Internacional do Bacon
Dia Internacional do Bacon - Shutterstock

Hoje, 31 de agosto, é o Dia Internacional do Bacon. Um alimento polêmico no mundo fitness, mas que conquistou o mundo inteiro pelo seu sabor. No entanto, muitos desconhecem como aproveitá-lo de um jeito saudável. Dessa forma, com a ajuda do nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak, separamos algumas dicas para incluir o bacon na dieta sem grandes prejuízos.

Dia Internacional do Bacon (fitness)

“O recomendado é optar por cortes mais magros de bacon, retirar o excesso de gordura antes de cozinhar e escolher métodos de preparo como assar ou grelhar em vez de fritar. Além disso, recomenda-se equilibrar a refeição com uma boa quantidade de vegetais e fibras para melhorar a digestão da gordura. A moderação é fundamental”, garante Dereck.

Dessa maneira, torna-se válido ressaltar que o consumo saudável de bacon depende do controle de gorduras. Pode, portanto, servir como um “sabor” a mais. O bacon também costuma ir bem no café da manhã.

“Incluir bacon em um café da manhã balanceado pode ser uma opção. Pode combinar com ovos, pães, torradas integrais e frutas. Fornecendo proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos complexos para dar energia ao corpo ao longo do dia. Mas caso coma mais de um ovo, sugiro consumir mais claras e menos gemas, já que consumirá gordura através do bacon”, indica Oak.

“Complementar saladas ou pratos de vegetais com pequenas quantidades de bacon pode adicionar sabor e textura interessantes. No entanto, o foco deve estar nos vegetais, como folhas verdes, tomates, cenouras e outros vegetais coloridos. Que oferecem fibras, vitaminas e minerais essenciais para uma dieta saudável”, completa o nutricionista.

Antes ou depois do treino?

O bacon não tem indicação para antes, durante ou depois do treino. Afinal, antes do treino é indicado o consumo de alimentos com entrega de energia de liberação lenta, por exemplo: carboidrato complexo. Durante o treino, alimentos leves e hidratantes aprecem como uma boa pedida. Já após a “hora do play” a prioridade é a recuperação com ingestão de proteínas magras e carboidratos.

“O consumo de bacon torna-se interessante para atividades de resistência. Como corrida de longa distância ou ciclismo, onde a reposição de calorias e o fornecimento de energia são necessários devido ao alto gasto energético. No entanto, mesmo nesses casos deve ser consumido com moderação e integrado a uma dieta equilibrada”, conclui o nutricionista Dereck Oak.

Além disso, o “alerta” da ingestão de bacon recai para pessoas com problemas cardíacos, hipertensão ou colesterol alto. Isto é, esse consumo deve ser com cautela devido ao teor de gorduras saturadas e sódio.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão