Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecimento

Dietas restritivas: entenda o risco e como emagrecer sem sofrer

Especialista destaca os principais riscos que as dietas restritivas causam ao organismo. Saiba como emagrecer de maneira saudável

Por que não fazer dietas restritivas? Nutricionista explica
Por que não fazer dietas restritivas? Nutricionista explica / Foto: Shutterstock

As dietas restritivas são as mais procuradas por quem deseja emagrecer rápido. No entanto, além de proporcionar o ganho de peso novamente, elas podem causar diversos danos à saúde. Cansaço, falta de energia para realizar as atividades do dia a dia, sentimento de dormir e acordar sem ter descansado nada, funcionamento inadequado do intestino, excesso de gases e distensão abdominal estão entre os principais riscos.

Além disso, adotar dietas restritivas e não ter uma alimentação balanceada pode causar outros efeitos, como memória ruim, unhas enfraquecidas e queda de cabelo. Também é comum sentir a necessidade de consumir mais doces ou carboidratos, como massas e pães. 

Riscos das dietas restritivas

“Essas manifestações são consequências do estresse que o corpo passa com a restrição de nutrientes adequados ao seu funcionamento. Isso também se aplica ao indivíduo que não faz dieta, mas tem uma alimentação desequilibrada, com alto consumo carboidratos, doces, produtos industrializados e baixo consumo de frutas, legumes e verduras”, afirma Caroline Martins Machado, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês.

A especialista afirma que ter uma boa alimentação proporciona o funcionamento correto do organismo e evita o surgimento de doenças, e também melhora a disposição e o humor. Segundo ela, o primeiro ponto a se pensar é na restrição de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Sem eles, o indivíduo pode ter carências nutricionais que acarretem queda de cabelo, unhas frágeis, ressecamento da pele, dores de cabeça, dificuldade para dormir, irritabilidade, cansaço, entre outros. 

“Quando olhamos para a perda de peso, ela pode até ser efetiva no primeiro momento. Porém, como o organismo sente que está em perigo com essa restrição, diminui o gasto energético basal, e então a perda de peso estaciona, é o chamado ‘efeito platô’. Quando você volta a comer, o seu organismo armazena muito mais, e o reganho de peso é garantido. Dietas muito restritivas são difíceis de se manter e acabam não sendo efetivas”, afirma.

Como emagrecer de maneira saudável 

Para o indivíduo que tem alguma doença, como diabetes ou hipertensão, ou até mesmo para quem deseja emagrecer de forma saudável, a orientação é procurar profissionais de saúde, como endocrinologista, nutricionista, nutrólogo. 

A equipe de saúde trabalha em conjunto: o nutricionista é responsável pela prescrição dietética, ou seja, o plano alimentar. Os médicos endócrinos e nutrólogos são responsáveis pela prescrição de medicamentos, entre outros cuidados. “O indivíduo que é acompanhado por uma equipe multiprofissional possui maiores chances de atingir os seus objetivos ”, finaliza Caroline.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Médica comenta os deslises cometidos por quem deseja perder peso. Entenda como você pode se auto sabotar

Nutrição

Queima do excesso de gordura depende diretamente do consumo e do gasto energético

Emagrecimento

O tema é sempre recorrente em qualquer discussão sobre estilo de vida fitness

Emagrecimento

Dietas restritivas não são indicadas para quem deseja perder peso. Entenda como emagrecer de maneira saudável