Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Entenda a importância do check-up esportivo

Médico explica por que é importante fazer exames anuais e ainda revela como funciona o check-up esportivo, um dos mais procurados pelos pacientes!

check up anual saude
Foto: Reprodução/ iStock
[PAGE TITLE]

Tão importante quanto os exames periódicos para a saúde, o check-up esportivo deve fazer parte da rotina de quem pratica atividade física. Esta é uma das dicas do dr. Páblius Braga, médico do Esporte e coordenador do Centro de Medicina Especializada, do Hospital 9 de Julho.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% das mortes no país são causadas por doenças crônicas, como câncer, hipertensão, diabetes, entre outras. O mais preocupante em relação a esse número é que algumas dessas doenças não apresentam sintomas. Por esse motivo, ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de rotina é fundamental, ainda mais se você tiver uma idade avançada ou um histórico familiar que necessite de atenção.

check up anual saúde

Foto: Reprodução/ iStock

“A adoção de hábitos saudáveis ajuda a controlar esses casos, bem como obesidade, doenças renais, cardíacas e reumáticas. Mas a reavaliação deve ser programada para evitar repetição de exames ou, ao contrário, quando a falta de análise deixa passar algum fator de risco, genético ou ambiental do indivíduo”, afirma o médico.

O doutor ainda revela que em mais da metade dos casos, os hábitos de vida representam mais risco do que os próprios fatores genéticos. Pacientes que possuem exames controlados e são sedentários, costumam ter distúrbios no sono e uma alimentação inadequada. Assim, eles acabam entrando para a faixa de risco a médio e longo prazo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Veja também: Corrida: 10 dicas para se preparar para uma prova

Receita fitness: torta vegana de banana

Carnaval Fitness: Bio Ritmo terá aulas de samba das Rosas de Ouro

Advertisement. Scroll to continue reading.

Atualmente, com a modernidade da medicina existem diferentes tipos de check-up: da mulher, executivo e até admissional. Mas além desses, ainda temos o check-up esportivo, que segundo Braga, é um dos mais procurados. Sendo assim, vamos explicar como ele funciona:

Check-up esportivo

Trata-se de uma avaliação 360º recomendada para quem deseja iniciar uma atividade física, retomá-la após um período sedentário, ou para atletas que querem melhorar seu rendimento. É realizado no Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do hospital.

O check-up engloba:

  • Teste Ergoespirométrico – medição do consumo de oxigênio, para avaliação de resposta pulmonar, respiratória e cardiovascular;
  • Calorimetria indireta – avalia o metabolismo em repouso para orientação nutricional (não necessariamente restritiva) e melhor resposta do exercício físico;
  • Composição corporal – traz percentuais de gordura, água e força muscular em cada parte do corpo;
  • Teste ergométrico de esforço máximo – avalia a saúde do coração, acompanhando eletrocardiograma, pressão arterial e frequência cardíaca;
  • Avaliação física com análise de postura corporal em repouso e flexibilidade ou amplitude de movimentos, bem como avaliação mecânica por problemas articulares ou de traumas anteriores.
  • Termometria cutânea – verifica possível atividade inflamatória nos músculos, tendões e articulações.

Você também pode fazer exames complementares conforme a necessidade. O essencial é não esperar ir para uma emergência para começar a se cuidar. Check-up em dia é sinal de saúde certa!

Advertisement. Scroll to continue reading.
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Entenda a importância do check-up esportivo | Bom Jardim Notícias.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido