Os exercícios de fortalecimento são importantes, mas se você exagerar eles podem causar alguns problemas graves. Sendo assim, para evitar lesões no joelho, você pode tomar algumas atitudes que farão muita diferença. O médico Eduardo Gonzáles nos dá algumas dicas de como cuidar dos nossos joelhos, principalmente para quem pratica esportes.
Dicas para evitar lesões no joelho
-
-
1 – CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO. O seu cardápio deve ser equilibrado e rico em vitaminas, principalmente A, B, D, cálcio, ácidos graxos e omega 3. A ingestão de líquidos também é muito importante. Por isso, beba muita água. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Foto: Shutterstock
-
-
3 – ESCOLHA EXERCÍCIOS SEM OU COM POUCO IMPACTO. Sempre que possível, opte por esportes como natação ou andar de bike. Essas práticas permitem que você mantenha o tônus muscular com baixo impacto articular. (Foto: iStock.com/Getty Images)
-
-
4 – SE PREPARE PARA OS EXERCÍCIOS. Uma má preparação para uma corrida pode dar origem a uma lesão, além da falta de preparação muscular. Antes de começar a correr, assegure-se de que você está preparado. Não vá apenas por impulso, uma vez que isso pode te trazer sérias consequências. (Foto:
-
-
5 – ESCOLHA OS TÊNIS CERTOS. Eles precisam se adaptar à sua pisada. Caso você tenha uma pisada neutra e usar um tênis para pisada pronada, o calçado errado vai incomodar seu pé, podendo até mesmo machucar. E o tênia não deve ser escolhido corretamente apenas para os treinos. No seu dia a dia, essa escolha é muito importante. Sapatos de salto alto e com solas mais desgastadas também fazem mal para o seu pé. (Foto: Getty Images)
-
-
6 – ALONGUE. Seja no trabalho, antes de fazer exercício ou em viagens longas. Assegure-se sempre de se levantar pelo menos a cada uma hora para andar um pouco e mudar a posição dos joelhos. (Foto: Getty Images)
-
-
7 – FALE COM SEU MÉDICO. Se você estiver com uma lesão, não deve recomeçar atividades de impacto até que esteja completamente recuperado. E essa decisão cabe ao médico. Se você começar antes do tempo indicado pode ter uma lesão maior. (Foto: Getty Images)
Texto: Gabriel Gameiro | Edição: Érika Alfaro | Arte: Beatriz Marigonda/Colaboradora | Consultoria: Eduardo Gonzáles, médico