Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Fazer abdominais todos os dias funciona? Entenda como deve ser o treino

Exagerar no volume e nas repetições, nem sempre, é a melhor alternativa

Fazer abdominais todos os dias funciona?
Fazer abdominais todos os dias funciona? / Foto: Shutterstock

Fazer abdominais todos os dias, ao contrário do que muitos pensam, não é a melhor alternativa para conquistar aquela famosa barriga “tanquinho”. Antes de mais nada, é necessário lembrar que, para ter os “gomos” aparentes, precisamos de dois fatores funcionando em plena sintonia: treino e dieta.

A dieta serve para queimar o excesso de gordura corporal e, com isso, permitir que a musculatura “encoste” na pele e fique visível. Já o objetivo do treino é hipertrofiar o abdômen, para que a musculatura aumente de tamanho e consiga aparecer.

“Quando falamos sobre definição de abdômen, sempre digo aos meus alunos que precisamos de duas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Ter o que mostrar, ou seja: hipertrofia! E não ter nada pra esconder, ou seja: não ter gordura na frente”, explica o treinador e assessor esportivo, Leandro Twin.

Treino de abdômen para buscar a hipertrofia

Quem deseja ter aquela barriga “trincada”, muitas vezes, aposta em fórmulas especiais para conquistar esse objetivo. Além de fazer abdominais todos os dias, é normal encontrar pessoas que realizam dezenas e mais dezenas de repetições durante o exercício. Mas, essa não é a melhor maneira de ganhar massa muscular na região – tampouco vai eliminar gordura localizada.

Conforme explicou Twin, além de eliminar o excesso de gordura corporal, a melhor maneira de conquistar definição muscular é através da hipertrofia. Fazer abdominais todos os dias vai aumentar a resistência da região, mas não elevará significativamente a massa muscular. Para isso, o treinador recomenda três condutas fundamentais durante o treino:

  • Frequência: duas vezes por semana (com espaçamento de dois ou três dias e mais ou menos oito a 12 séries totais em cada dia de treino);
  • Exercícios: 3 séries para cada parte do abdômen – supra, infra e oblíquo (sim, podemos treinar oblíquos pois eles não vão engrossar nossa cintura em nível significativo);
  • Repetições: 10 a 15 repetições em cada série, com intervalo ideal de 30 a 60 segundos. Se for muito fácil realizar esse número de movimentos, acrescente carga ao exercício.

“Não devemos fazer muito mais do que isso, se não sai do ideal para hipertrofia e entra em resistência muscular localizada, o que não é o objetivo do exercício. Para conseguir intensidade basta adicionar uma carga nos exercícios.”, completa o treinador.

Dieta é tão importante quanto

Por fim, vale lembrar que pouco adianta fazer abdominais todos os dias ou realizar um treino focado em hipertrofia se a dieta não for adaptada para o seu objetivo. Para ganhar massa muscular é necessário aumentar o consumo calórico e isso pode diminuir temporariamente a definição muscular, mas faz parte do processo.

“Quando ganhamos peso, ganhamos gordura e ganhamos massa muscular. Quando perdemos peso nós perdemos gordura e mantemos a massa muscular. Esse é um processo que pode demorar até anos, mas chega no resultado, mesmo que você não acredite”, finaliza Twin.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Fitness

Os segredos para conquistar um físico forte e definido estão diretamente relacionados com o estilo de vida adotado