Se além de ganhar uma barriga forte e definida você também quer garantir mais controle e estabilidade da postura, esqueça os antigos e tradicionais exercícios abdominais. Os treinos funcionais que variam de intensidade e geram movimentos localizados em cada grupo muscular garantem resultados mais rápidos e abrangentes. Confira essa série de exercícios funcionais para definir o abdômen de uma vez por todas!
Exercícios funcionais para definir o abdômen
-
-
1. Para garantir estabilidade e equilíbrio, mudar os apoios leva à maior ativação do core. Do apoio prono de antebraços, passe ao apoio de mãos. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
2. Com as pernas sobre um apoio, caminhe com as mãos para frente e para trás. Isso aumenta a intensidade e a dificuldade técnica. Comece no chão e, progressivamente, aumente a altura. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
3. Exercício isométrico em que os músculos abdominais são solicitados significativamente. Passe a bola de um braço ao outro, sem mexer o tronco. Você perceberá como os oblíquos agem para estabilizar a cintura escapular. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
4. Com uma barra, eleve uma perna, levando o pé até a barra, solicitando, assim, os músculos da parede abdominal. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
5. Deite-se e segure uma bola sobre os joelhos. Flexione o quadril, aproximando os joelhos do rosto. Dessa forma, você conseguirá elevar o quadril, favorecendo seu movimento de retroversão. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
6. Segure uma barra e flexione a coluna até que os pés consigam tocá-la. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
7. Estável, mas intenso. Sobre uma superfície inclinada, segure as mãos atrás dela e eleve o quadril, aproximando os joelhos do rosto. Desça com o controle suficiente para evitar que a lombar descole da superfície de apoio.
(Foto: Cesar Lloreda)
-
-
8. De joelhos, incline para os lados lentamente. Segure uma barra e incline-se até tocar o chão com o outro lado. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
9. A prancha lateral obriga a cadeia lateral a trabalhar. Comece com uma alavanca curta, com os joelhos flexionados. Depois, estenda as pernas para tornar o exercício mais intenso e realize movimentos com o braço, mantendo a estabilidade. (Foto: Cesar Lloreda)
-
-
10. Por último, um dos exercícios mais estáveis e localizados consiste em colocar os pés sobre uma superfície elevada e aproximar a mão do joelho contrário. Serve para que você comece a colocar em ação os músculos da parede abdominal. Expulse o ar ao flexionar a coluna.
(Foto: Cesar Lloreda)