Fratura no metatarso: como se prevenir dessa famosa lesão

Lesão que ficou famosa com Neymar em 2019 volta a ganhar destaque com Caio, do Big Brother. Saiba como cuidar bem dos seus metatarsos

Fratura no metatarso: como se prevenir dessa famosa lesão
Foto: Shutterstock

Os metatarsos são ossos que formam e ligam o prolongamento anterior dos pés. Quando há torções no tornozelo, como aconteceu com Neymar em 2019 e, na última quinta-feira (25), com Caio, participante do BBB 21, é muito comum machucar algum dos cinco metatarsos.

A fratura acontece em decorrência dos microtraumas que correm no impacto dos pés com o solo, ou seja, é causada por estresse. Seno assim, acomete normalmente corredores de longas distâncias.

Segundo o ortopedista Doutor Wander Guimarães Ama, o movimento repetitivo, quando ultrapassa o tempo de exposição adequado e tem uma pisada ou calçado inadequados, sacrifica algumas regiões dos pés, muitas vezes, o metatarso. “Inicialmente a dor persistente nas fraturas por estresse apresenta periostite, lesão prévia à fratura por estresse – quando conseguimos fazer este diagnóstico, podemos prevenir a evolução do quadro”, explica.

O corredor atingido por esse pela fratura do metatarso também apresenta inchaços e arroxeamento da pele na região. Se a lesão não apresentar desvios, a imobilização com gesso ou talas é indicada como tratamento. Já casos mais graves podem até mesmo exigir tratamento cirúrgico. O atleta deve ficar no mínimo três meses afastado da corrida quando lesionado.

Prevenção

Todas as atividades físicas de alto impacto e repetição de movimentos, como vôlei, basquete, tênis e claro, corrida, oferecem riscos de fratura no metatarso. De acordo com o ortopedista, a melhor forma de prevenção é aprender a “ouvir” a dor e não deixar que o quadro se agrave, diferentemente do que Caio faz, continuando na disputa da última prova do líder. “Procurar um profissional, um ortopedista que solicite exames de imagem para detectar o mais precocemente a lesão, se possível na fase de periostite ou antes disso”, completa.

Utilizar um calçado adequado ao tipo de pisada e procurar o acompanhamento de um profissional do esporte para conduzir o desempenho também são medidas que podem fazer diferença para cuidar bem do metatarso.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você