Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

5 maneiras para evitar e 3 de como identificar a hipertensão

No dia de Prevenção e Combate à hipertensão, veja como ela pode ser evitada com uma dieta saudável e a prática de atividades físicas

Hipertensão: 3 formas de identificar e 5 para evitar
Foto: Shutterstock

26 de abril marca o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Por isso, convidamos o cardiologista Doutor Roberto Yano para nos explicar o que é essa doença. Além disso, o especialista nos mostra como podemos saber que estamos neste quadro e o que fazer para evitar maiores problemas nesse caso.

“São considerados hipertensos pacientes com medidas ≥ a 140 mmHg da pressão arterial sistólica (PAS) e/ou 90 mmHg da pressão arterial diastólica (PAD), e que ocorra pelo menos 2 medidas em dias diferentes. É importante saber também o valor para os pré-hipertensos, que são valores de PAS ≥ 130 mmHg e/ou PAD ≥ 85 mmHg, pois sabemos que já nesse estágio ocorre um risco maior de se desenvolver doenças cardiovasculares como infarto ou derrame cerebral”, conta.

3 formas de identificar a hipertensão

1) Assintomático: a grande maiores dos pacientes descobrem que são hipertensos em consulta médica. Dificilmente a hipertensão dará algum tipo de sintoma clínico. Pois é uma doença silenciosa. Logo, quando os sintomas aparecem é porque já pode ter ocorrido lesão de órgão-alvo e a situação já está grave.

2) A náusea, o vômito e a dor de cabeça: podem ocorrer em casos de pressão arterial mal controlada.

3)  Visão turva, alucinações visuais, confusão mental, coma, crises convulsivas generalizadas: ocorrem em casos extremos e decorrentes de edema cerebral secundário a hipertensão arterial grave. Podem ocorrer quando PAS ≥ 180 e/ou PAD ≥ 120 mmHg. São sintomas raros, no entanto quando ocorrem costumam ser graves. Por isso, requerem a internação imediata do paciente, sendo muitas vezes necessário o tratamento em unidade de terapia intensiva.

Como reverter o quadro?

O médico nos apresentou 5 maneiras para driblar a hipertensão.

1) Exercitar-se: é importante realizar exercício físico, pelo menos 150 minutos por semana;

2) Manter-se no peso adequado: sabemos que a pressão alta está diretamente associada ao peso. Pacientes acima do peso tendem a ter a pressão arterial mais elevada. Então, o ideal é manter o IMC menor a 25 mg/m²;

3) Ter uma dieta balanceada: a dieta DASH foi a dieta que se mostrou mais eficaz no controle da hipertensão. Deve-se aumentar o consumo das frutas, das hortaliças, dos laticínios com baixo teor de gordura e os cereais integrais. Além disso, o consumo moderado das oleaginosas e redução no consumo das gorduras, dos doces e das bebidas com açúcar e carnes vermelhas também é importante;

4) Não fumar: o cigarro além de elevar a pressão arterial, pode acelerar o processo da aterosclerose e levar o paciente ao infarto e ao derrame cerebral precocemente. Além disso, é causa de muitas outras doenças como o câncer e doenças pulmonares;

5) Redução do sódio: deve ser restrito ao uso de 2g por dia, o que equivale a 5g de sal por dia;

Por fim, algumas pessoas que sofrem com a hipertensão vão precisar de medicações, mesmo mudando o seu estilo de vida. “São pacientes que mantém os níveis elevados de pressão arterial mesmo após a adoção das demais medidas. Há também casos em que o médico já deve iniciar precocemente o uso de anti-hipertensivos a depender do risco cardiovascular do paciente”, conclui Roberto Yano.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

No Dia Mundial da Hipertensão Arterial, entenda como a atividade física atua para reduzir as complicações

Saúde

Certos nutrientes e vitaminas podem ajudar a controlar o quadro de hipertensão ou agravar ainda mais a doença. Saiba quais são eles!