Hortelã, aliada na boa digestão e no combate ao resfriado

Você sabia que o chá de hortelã tem ação gastroprotetora, reduzindo a secreção gástrica? Descubra o que mais ele pode fazer por você!

hortelã
Foto: Getty Images

A hortelã, além de ser muito conhecida pelas suas balas deliciosas, também apresenta uma série de vantagens ao nosso corpo. Ela auxilia na digestão e ainda é indicada para combater problemas respiratórios, como gripes e resfriados. Para saber mais, basta conferir o texto que fizemos para você.

“A hortelã tem ação gastroprotetora, reduzindo a secreção gástrica. Estimula o fluxo biliar e a produção de bílis pelo fígado, colaborando para a digestão das gorduras”, explica Maria Angélica. Além disso, combate os gases e regula a contratilidade intestinal.

A hortelã também é bastante prescrita para gripes e resfriados, bronquites e sinusites, mas é preciso cuidado ao passar o óleo essencial no peito ou nas narinas de crianças, que tendem a ser mais sensíveis ao mentol, pois já houve relatos de choque. Grávidas ou em período de amamentação não devem utilizar o óleo.

Em laboratório, a erva que todo mundo gosta de ter na horta doméstica tem demonstrado importantes atividades antibacterianas, antivirais, antioxidantes e antitumorais. Existem poucos estudos com as folhas de hortelã em humanos. Já o óleo tem sido mais investigado e indicado também para o alívio de sintomas da síndrome do intestino irritável.

Quanto tomar

Como chá, de 3 a 6 gramas (1 a 2 colheres de sopa) de erva seca por dia. Use o dobro se for utilizar folhas frescas de hortelã.
Temperatura da água: recém-fervida.
Tempo de infusão: 5 a 10 minutos.
Em óleo essencial, de 6 a 12 gotas por dia.

Dicas de compra e utilização
› Prefira comprar chá de hortelã a granel, que você pode ver e cheirar. O chá deve ser verde, com cheiro fresco, e não marrom.
› Um chá de qualidade superior rende até três infusões. Compensa o preço mais alto.
› Procure um fornecedor de ervas orgânicas, que tenha sua confiança. Se optar por produtos de hortelã industrializados, busque aqueles com registro nos órgãos competentes.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você