Isotônico feito em casa? Veja 3 receitas para ajudar seu bolso

Você sabe da importância de um isotônico para ajudar na reposição de eletrólitos perdidos no suor, mas não quer gastar muito? Temos a solução!

Isotônico feito em casa? Veja 3 receitas para ajudar seu bolso
Foto: SHutterstock

Quanto praticamos alguma atividade física, perdemos muitos mineiras, além de água, no suor. E fazer a reposição desses eletrólitos é muito importante. Por isso, muitos apostam nos isotônicos.

Eles são facilmente encontrado nos mercados, contudo, podem ter um preço até mais salgado do que o próprio suor! Para evitar que você fique ‘suando frio’ e mesmo assim reponha o que foi perdido, temos 3 receitas de isotônicos feitos em casa, que a nutricionista Talitta Maciel preparou. Além de economizar, você ainda fica livre de conservantes e corantes. Então, está esperando o que para conferir?

1. Isotônico cítrico

250 mL de suco de limão, laranja e acerola: Eles são ricos em potássio, auxiliam na reposição de eletrólitos perdidos com o suor, fornecem vitamina C, que auxilia na imunidade. Por fim, ainda possuem frutose, que ajuda na reposição de carboidratos perdidos durante o exercício.

– 1 colher de sopa de melado de cana: O melado possui minerais como potássio, selênio, cálcio, ajudando a repor os eletrólitos. Além disso, é fonte de carboidratos e ajuda a repor a energia consumida por músculos e fígado (glicogênio). Os minerais presentes no melado ajudam na contração muscular e, por isso, ele é um ingrediente essencial nesse isotônico.

– 1 colher de chá de sal: atua na reposição de sódio, principal mineral perdido durante o exercício.

– 50 mL de água gelada

Coloque os ingredientes em uma garrafa e agite bem.

2. Isotônico relaxante

– 500 mL de água

– 5 colheres de sopa de açúcar demerara: o açúcar demerara possui vitaminas do complexo B, que atuam na recuperação muscular, além de  potássio e carboidratos.

– 1 colher de café de sal: Pois ele atua na reposição de sódio, principal mineral perdido durante o exercício

– 1 maracujá médio (polpa):
A fruta apresenta boas quantidades de sais minerais – cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B. Além disso, contém antioxidantes que ajudam na recuperação do estresse oxidativo causado pelo exercício.

Por fim, misture bem em uma coqueteleira e beba bem gelado.

3. O mais refrescante

– Suco de 1 limão: O primeiro ingrediente desse isotônico é rico nas vitaminas A, C e do complexo B, possui antioxidantes que auxiliam na recuperação muscular, minerais, entre eles potássio, cálcio, magnésio, iodo, cobre e silício.

– 1 colher de sopa de mel: fonte de frutose, glicose e sacarose, o mel ajuda a repor instantaneamente a energia.

– 1 colher de café de sal

– 500 mL de água gelada


– 1 colher de chá de gengibre em pó:
Pois ele é um potente antioxidante e anti-inflamatório.

– 10 folhas de hortelã:
O hortelã possui sais minerais, potássio, sódio, magnésio e fósforo. Além disso, é rico em vitaminas C, D e B, antioxidantes que auxiliam na recuperação pós-exercício.

Por fim, misture todos os ingredientes em uma garrafa e consuma ainda gelado.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você